Etecs participam de programa internacional que une tecnologia e empreendedorismo

Ligado ao JP Morgan, instituição mundial de serviços financeiros, o programa oferece ao aluno ferramentas que integram ciência, tecnologia e gestão, promovendo sua inserção no mercado de trabalho

7 de outubro de 2022 5:57 pm Etec

A nova turma do projeto The Schools Challenge, da Etec Basilides de Godoy, comemora a abertura do curso. Foto: Divulgação

Duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) foram selecionadas para o The Schools Challenge, um programa de iniciação ao Empreendedorismo Tecnológico e Social promovido pelo JPMorgan, instituição de serviços financeiros atuante em todo o mundo.

Participante da primeira edição, em 2018, a Etec Basilides de Godoy, na Vila Leopoldina, volta a sediar o programa, assim como a Etec Abdias do Nascimento, de Paraisópolis, que estreou no projeto em 2019. Quem ganha são os estudantes, que têm a chance de criar novas empresas (Startups) de forma criativa e dinâmica, por meio de uma vivência empreendedora em um ambiente de geração de ideias para desenvolvimento de um de novo negócio.

Cada uma das Etecs abriu uma turma de 60 alunos, entre estudantes do 1º e 2º anos do curso Médio Integrado ao Técnico. Os estudantes terão a oportunidade de participar de 40 horas de oficinas para criar uma startup baseada em aplicativo mobile, desenvolverem um protótipo e seu modelo de negócio. Durante o semestre, a cada semana eles têm duas horas de aulas ministradas por monitores do Instituto Ideias de Futuro e do JP Morgan, o que inclui executivos de grandes empresas. Eventualmente, visitas técnicas também são agendadas para uma visão prática dos estudantes. Haverá palestras para direcionar o início de cada etapa do desenvolvimento, porém o protagonismo é dos alunos.

Premiação ao final do curso

Assim que as inscrições para o TSC foram abertas, bastaram 40 minutos para que as vagas estivessem preenchidas. O entusiasmo das turmas se comprova ao longo do curso. “Em 2018, nossa unidade teve um dos menores índices de evasão entre todas as escolas onde o programa foi implementado”, conta Carla Cristina Coutinho Garcia, diretora da Etec da Vila Leopoldina.

Na Etec de Paraisópolis, os estudantes desta edição também não hesitaram na hora de se inscrever no projeto. “Na primeira turma, em 2019, os estudantes achavam que não entenderiam bem e não conseguiriam desenvolver a proposta do curso”, lembra a orientadora educacional Rut Cleide Cachoeira da Silva. “No fim, eles tinham uma nova visão do trabalho”, conta. Na turma de agora, eles têm se mostrado motivados não apenas em relação ao aprendizado, como diz Rut, mas também com a perspectiva da premiação. Cada integrante da turma que termina em primeiro lugar no TSC, o que significa apresentar o melhor projeto ao final do workshop, leva um notebook; os agraciados com o segundo posto recebem smartphones.

Ex-aluna se torna empresária

A experiência de uma das primeiras participantes do TSC foi compartilhada com a turma da Etec Prof. Basilides de Godoy deste ano. Aos 21 anos, Isabella Queiroz Paes, é uma inspiração para os ingressantes no programa. Após concluir o estágio em uma grande empresa, ela participou de um campeonato de robótica e investiu com dois colegas em seu projeto de TCC: uma impressora 3D para reciclagem de resíduos de filamentos dessas impressoras.

As boas ideias continuaram e a possibilidade de empreender estava no horizonte. “Decidi rever tudo o que aprendi no TSC”, conta Isabella, que começou a estudar matérias como fabricação digital, inovação, robótica aplicada à educação e educação maker. “O curso me ajudou muito”, afirma a jovem que desenvolve e vende objetos produzidos em impressoras 3-D em plataformas de comércio eletrônico. “Aprendi a identificar o público-alvo, entender suas necessidades e tudo o que envolve esse processo.”

Publicação realizada de forma retroativa em respeito à legislação eleitoral.
Conteúdo elaborado entre 2 de julho de 2022 e o término da eleição estadual de São Paulo.