Confira as Etecs que venceram o terceiro Hackaduino

O desafio desta edição foi utilizar a tecnologia Arduino em projetos que atendia os ODS 3 da ONU; o resultado foi anunciado em evento online no canal da Robótica

3 de outubro de 2023 4:22 pm Etec, Eventos, Institucional

A Etec Rosa Perrone Scavone conquistou o primeiro lugar no projeto físico e o terceiro no projeto simulador | Foto: Divulgação

Projetos elaborados por alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Cel. Raphael Brandão, de Barretos, e Rosa Perrone Scavone, de Itatiba, venceram a terceira edição do Hackaduino, promovido pela Robótica Paula Souza. O anúncio dos vencedores foi feito nesta segunda-feira (2), durante evento online, transmitido pelo Youtube.

Nesta edição, foram 39 equipes inscritas, com a participação de 165 alunos e 20 professores de 14 Etecs. As equipes tiveram que pensar em problemas e soluções usando o Arduíno, para atender necessidades relacionadas à área da Saúde e Bem Estar, a partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número três da Organização das Nações Unidas (ONU). Na competição, 26 finalistas desenvolveram toda documentação e um pitch de apresentação sobre o projeto.

O grupo da Etec Cel. Raphael Brandão, que venceu na categoria Simulador, com o projeto Sage – Alarme de Medicamento, é formado por Conrado Soares Pedroso Sila, Larissa Alda Pereira Martins, Rafael Dourado Santos e Rafaela de Souza Rodrigues, que foram orientados pelo professor Guilherme Henrique Girolli.

Já na categoria Projeto Físico, os vencedores são da Etec Rosa Perrone Scavone. Os alunos Gabriel Salles Fiorante, Lucas Vinicius da Silva Mota e Luana Vitória Souza Brandão, criaram o Dispositivo de Proteção Veicular para Pessoas Embriagadas orientados pelo professor Leonardo Delforno.

“Eventos como o Hackaduino desempenham um papel crucial na formação dos futuros técnicos, pois eles estimulam a criatividade, a inovação e a colaboração, qualidades essenciais para o sucesso no campo da tecnologia e da automação. Acredito firmemente que iniciativas como essa moldam o futuro da nossa indústria, preparando jovens talentos para enfrentar os desafios tecnológicos que estão por vir”, comenta Leonardo Delforno, orientador do projeto vencedor na modalidade Projeto Físico.

A mesma Etec também conquistou o terceiro lugar na categoria Simulador, com o projeto Automatização de Subida de Guincho para Cadeirante, com o grupo formado pelos alunos João Vinícius Alves Inocêncio, Kauêt Moreira da Silva, Leonardo Lauria de Lima, Murilo Casa Grande Lopes, Pedro Luiz Carvalho de Oliveira Costa e orientação do professor Alex Paulo da Silva. Os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados pela Mamute Eletrônica.

“Nesta edição do evento, tivemos projetos desenvolvidos abordando diversos temas na área da saúde, como por exemplo, dispositivos para controle de medicação, controle de raio ultravioleta, mão biônica, controle de umidade do ar, soluções para deficientes visuais, proteção contra acidentes, monitoramento da saúde, dentre outras soluções interessantes que podem ser conferidas na página do evento”, finaliza o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus de Souza.

Conheça a classificação dos projetos que chegaram à final:

Tipo de projetoClassificaçãoMunícipioUnidadeProjetoEquipe
Projetos FísicosItatibaEtec Rosa Perrone ScavoneDispositivo de Proteção Veicular para Pessoas EmbriagadasGabriel Salles Fiorante; Lucas Vinicius da Silva Mota; Luana Vitória Souza Brandão; Mentoria: Leonardo Delforno
Projetos FísicosRio ClaroEtec Prof. Armando Bayeux da SilvaMedic DropperJoão Pedro Martins Marques; Lucas Pinheiro dos Santos; Luiz Gustavo Teixeira; Orion Costa de Oliveira; Rafael Galdino Duram da Silva; Mentoria: Jonatas da Costa Ferreira
Projetos FísicosSão VicenteEtec Doutora Ruth CardosoToques de InclusãoCarolina dos Santos Lisboa Durval; Felipe Massola Fonseca Leite; Ingridi Fernanda Tobias Costa; Miguel Carvalho dos Santos; Yuri Santos Novais; Mentoria: Gislaine de Paiva
Modalidade SimuladorBarretosEtec Cel. Raphael BrandãoSage – Alarme de MedicamentoConrado Soares Pedroso Silva; Larissa Alda Pereira Martins; Rafael Dourado Santos; Rafaela de Souza Rodrigues; Mentoria: Guilherme Henrique Girolli
Modalidade SimuladorCapitalEtec Abdias do NascimentoMEGAGabriel da Silva Coelho; Igor dos Santos Moreira; Kevin Ricardo Niza Pereira; Lucas Batista Rodriguez; Mentoria: Stephany Martins Conceição
Modalidade SimuladorItatibaEtec Rosa Perrone ScavoneAutomatização de subida de guincho para cadeiranteJoão Vinícius Alves Inocêncio; Kauêt Moreira da Silva; Leonardo Lauria de Lima; Murilo Casa Grande Lopes; Pedro Luiz Carvalho de Oliveira Costa; Mentoria: Alex Paulo da Silva