Certificação de Competências

O Centro Paula Souza oferece aos que possuem experiência profissional e conhecimentos adquiridos em ambiente escolar ou fora desse, a oportunidade de ter suas competências avaliadas. Aos que têm condições e desejam ingressar em módulos avançados de cursos técnicos, é oferecido o processo de vagas remanescentes nas Etecs. Aos que possuem experiência profissional ou formação suficiente e têm interesse em obter diploma, é oferecida a certificação de competências para fins de diplomação.

O processo de Certificação de Competências é formado pelas etapas:

  • inscrição
  • prova teórica
  • entrevista contextualizada (prova oral)
  • prova prática

Processo 2024/001

Prezados(as) interessados(as),

Para obter as informações e os passos necessários para participar do Processo de Certificação de Competências 2024/001, acesse o Edital GEEaD nº 002/2024.

🔗 Clique AQUI para acessar o Edital GEEaD nº 002/2024 completo.

O processo é gratuito, com duração estimada de 06(seis) meses para ser concluído. É composto pelas seguintes etapas eliminatórias: a) inscrição online com envio de documentos; b) prova teórica presencial; c) prova oral on-line, via MS Teams e d) prova prática presencial. A prova teórica será aplicada no município de São Paulo, em uma Escola Técnica Estadual – Etec próxima à uma estação de Metrô. O(s) local(is) da aplicação da prova prática será(ão) divulgado(s) em época oportuna.

O período de inscrições ocorrerá de 03 a 25/04/2024, e serão realizadas exclusivamente de forma on-line, via https://certificacaodecompetencias.cps.sp.gov.br/.

Solicitamos atenção quanto aos documentos necessários no momento da inscrição. A lista completa dos documentos obrigatórios encontra-se ao final desta página. Para acessá-la, basta clicar em “Relação de documentos (Cópias simples)”.

Não perca a chance de validar suas competências! Participe do Processo de Certificação de Competências 2024/001 e trilhe o caminho para o sucesso profissional.

Desejamos sucesso a todos os(as) candidatos(as).

Atenciosamente,

Certificação de Competências

GEEaD/Cetec


Processo 2022/002

Para acessar os dados e informações do processo 2022/2, clique AQUI


Critérios para efetivação da inscrição

  • Residir no Estado de São Paulo;
  • Ter 18 anos completos no ato da inscrição;
  • Possuir o Ensino Médio completo;
  • Apresentar todos os documentos exigidos;
  • Comprovação de, no mínimo, 02 (dois) anos experiência na área da habilitação pleiteada;
    • EXCLUSIVO PARA ENFERMAGEM: Possuir, no mínimo, 2 (dois) anos de experiência como Auxiliar de Enfermagem.

  1. Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, com o registro publicado na Secretaria Escolar Digital – SED para concluintes a partir do ano 2001 ou pelo Diário Oficial do Estado de São Paulo através da descrição da página, caderno e volume descrito atrás do Histórico Escolar.
    • Para os concluintes do Ensino Médio a partir do ano de 2001 verifiquem a numeração no site da Secretaria Escolar Digital.
    • Para concluintes do Ensino Médio entre os anos de 1980 e 2000, caso não possuam atrás do Histórico Escolar a numeração da página, do caderno e volume publicado e Diário Oficial solicitar junto a unidade escolar onde concluiu antes de enviar a documentação.
    • Para concluintes de outros Estado é necessário o visto confere oferecido pelo supervisor da diretoria de ensino mais próxima de sua residência e/ou uma declaração de próprio punho de forma a dar ciência das informações contidas no Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio.
  2. Documentos de Identidade (RG e CPF). Não são aceitas CNH.
  3. Certidão de nascimento ou casamento.
  4. Comprovante de endereço em nome do candidato no Estado de São Paulo.
  5. Carteira Profissional, qualificação civil e contratos de trabalhos dos 3 (três) últimos contratantes pertencentes ao curso pleiteado ou declaração do empregador em papel timbrado e assinado pelo superior.

Atenção: Candidatos ao curso Técnico em Enfermagem é obrigatório a comprovação de, no mínimo, 2 (dois) anos de experiência como Auxiliar de Enfermagem, através de:

  • Registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou;
  • Decretos/Portarias de nomeações, acompanhados de Declaração de Trabalho;
  • Termos de posse em Cargo Público, acompanhados de Declaração de Trabalho;
  • Certidões em que fique reconhecida a instituição certificadora, com identificação da autoridade emitente.

Mais informações

certific.competencia@cps.sp.gov.br