Etec Tiquatira promove evento de moda online @ReConecta

Programação das atividades inclui lançamento de oito coleções e lives com estilistas renomados e outros convidados da área; evento tem transmissão ao vivo pelo Instagram até o próximo domingo (9)

6 de agosto de 2020 6:38 pm Etec

Galeria de formandos do curso técnico em Modelagem de Vestuário que apresentam suas criações no evento | Foto: Divulgação

Mais um desafio superado em plena pandemia. Apesar das restrições sociais e das dificuldades de acesso às matérias-primas impostas pela quarentena, a turma do técnico em Modelagem de Vestuário da Escola Técnica Estadual (Etec) Tiquatira, localizada na zona leste da Capital, está concluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para apresentações dos projetos, os alunos organizaram o evento online ReConecta 2020, realizado no período de 27 de julho a 9 de agosto, com transmissão pelo Instagram.

A programação das atividades inclui o lançamento de oito coleções e lives com convidados da área, como os estilistas Alexandre Herchcovitch e Fabricio Neves, a designer de moda Larissa Carvalho e os organizadores do Osasco Fashion Week Mariana Bueno e Rodrigo Dantas. Por meio de entrevistas, lives e desfiles virtuais, os TCCs abordam o tema Origens e inspiram bate-papos que podem ser acompanhados pelo perfil @Re_Conecta2020.

Para o professor da Etec, Marcos Rossetton, o formato virtual do evento estimula a interatividade entre os participantes, com trocas de conhecimento, experiências e sorteios de livros e produtos. “Os alunos que estão se formando durante a pandemia enfrentaram desafios como a falta de acesso às máquinas de costura e aos materiais para modelagem da escola e até a solução para a aquisição de tecidos, porque o comércio estava fechado. Essas adversidades valorizam muito os trabalhos que estão sendo apresentados”, avalia.

Jeito diferente de trabalhar

O estilista Alexandre Herchcovitch comentou na live do @ReConecta 2020 que a pandemia empurrou as pessoas a pensarem de forma diferente: “A forma de criar, produzir e apresentar a moda ganhou novos formatos. Acredito que esse jeito diferente de trabalhar pode se perpetuar e conviver com a forma de produzir, antes da pandemia”, avalia.

As coleções inspiradas no conceito Origens trouxeram modelos que retratam a diversidade da moda em metrópoles como São Paulo que mesclam influências regionais e estrangeiras. Outros figurinos reforçam a tendência de valorização da identidade e individualidade das pessoas. “Os alunos apresentaram criações contemporâneas, com recortes ousados, formas desconstruídas, cores fortes e reaproveitamento de sobras da indústria têxtil”, descreve o educador. A realização do Re_Conecta 2020 contou com a coordenação da professora Ligia Viana.

A programação completa do evento e a entrevista dos alunos com o estilista Fabricio Nunes ao vivo, no próximo sábado (8), podem ser conferidas pela rede social do evento no Instagram.