Etec Tereza Nunes implementa programa de debates entre alunos

Escola Técnica Estadual é a primeira a desenvolver um projeto em parceria com o Instituto Brasileiro de Debates; discussões engajam e mantêm o interesse dos estudantes

7 de março de 2023 10:26 am Ações, Etec

A partir da esquerda: Valentine, Beatriz, Jenifer, Yasmim e Julia, no Campeonato Nacional de Debates Escolares | Foto: Divulgação

A educação escolar não se resume apenas a avançar nas séries, adquirindo conhecimentos e fazendo provas. Também engloba o estímulo ao pensamento crítico e, para isso, é importante promover a prática do debate em sala de aula, como forma de engajar, criar opiniões e até mesmo manter o interesse dos estudantes. Desde agosto de 2022, um projeto está promovendo debates entre alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira, da Capital.

Na prática, um debate ocorre quando um mediador propõe um tema que vira alvo de discussão dos participantes. A ex-aluna do curso técnico de Administração Jenifer Araujo dos Santos sabe muito bem disso. Tanto que a jovem sugeriu a implementação de uma sociedade de debates na Etec. A proposta foi amplamente aceita pela diretora Renata Garcia.

Jenifer participa de simulações de debates competitivos desde o Ensino Fundamental e, no final do ano passado, se tornou embaixadora do Instituto Brasileiro de Debates (IBD), associação sem fins lucrativos que visa desenvolver a tradição de discussões no país. “Minha responsabilidade é fundar sociedades de debates. Em agosto de 2022, fizemos uma proposta para a direção da escola e começamos a promover discussões entre os alunos”, comenta. Após a estruturação do projeto, em setembro, Jenifer e mais cinco colegas de turma participaram do Campeonato Nacional de Debates, organizado pelo IBD.

A aluna conta que, desde o início das atividades, é nítida a evolução dos colegas, que passaram a se interessar mais pelos estudos e melhorar as habilidades de argumentação e oratória. “Trazer algo assim para a rede pública é essencial. Por meio dos debates, podemos ter contato com diversas pessoas de outras regiões e países.”

Ao longo do ano, os estudantes dos cursos técnicos de Administração, Eletrotécnica e Secretariado participaram de sete sessões de debates, nas quais abordaram temas como educação, meio ambiente, tecnologia, esportes, entre outros. A Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira é a primeira Etec a desenvolver projetos de debates junto ao IBD.

Internacional

No final de 2022, veio o convite para que Jenifer, a colega Beatriz Figueredo e a coordenadora do Ensino Médio integrado ao técnico de Administração Viviane Cardoso participassem do Harvard Model United Nations, considerada a maior e mais prestigiada simulação da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, que ocorreu em Cambridge, nos Estados Unidos, reuniu jovens líderes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental de todo o mundo para a discussão de problemas globais em mais de 30 comitês.

Agora, Jenifer, que está cursando Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC (UFABC), foi aceita para participar do United Nations Youth Assembly, evento também organizado pela ONU, que acontecerá em agosto deste ano, em Nova York. O projeto continua em 2023, mas agora liderado pela aluna Karina Dias.

Compartilhe


Veja também