Etec recebe 49% dos votos na final do Desafio RobotChallenge

Com coreografia desenvolvida para o robô YuMI, estudantes da Escola Técnica Estadual Professor Horácio Augusto da Silveira conquistaram o segundo lugar em competição de robótica virtual

20 de julho de 2020 5:11 pm Etec

Robô YuMi foi tema do desafio de robótica virtual realizado pelas empresas Exsto e ABB Tecnologia | Foto: Divulgação

A equipe Fire Foxes, da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Horácio Augusto da Silveira, localizada na zona norte da Capital, ficou com o segundo lugar na disputa com outras 15 finalistas no Desafio RobotChallenge. Com 3.710 votos, a coreografia criada pelos alunos para o robô YuMi conquistou 49% da preferência do público, que participou da votação por meio das redes sociais. O primeiro lugar foi para a Chicago Botz, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), de Salto.

Por terem conquistado o segundo lugar, os estudantes do curso técnico de Mecatrônica Erik da Silva, Kennedy dos Santos, Lais Lopes e Leandro Aprigio serão convidados a participar de uma aula prática via web e fazer experiências no YuMi original. O robô foi desenvolvido pela ABB, multinacional com sede na Suíça, que realizou a competição em parceria com a Exsto Tecnologia.

Além da Fire Foxes, outras três equipes da Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira participaram da semifinal: Belhores, Vision e MEXATRONICOS. Os professores que orientaram os alunos na competição foram Alexandre da Silva, José Augusto Trovato, Ailton Fernandes e Oswaldo Veglione. “O desafio foi uma oportunidade para os estudantes terem contato com a robótica fora do ambiente acadêmico e isso é fundamental para complementar o aprendizado técnico”, explica o professor Veglione.

O Centro Paula Souza (CPS) esteve representado no desafio também por projetos de outras unidades: Etec Prof. Basilides de Godoy, da zona Oeste, e da Fatec de São Bernardo do Campo.

Robô YuMi tem uma agenda pop

Desenvolvido pela empresa de engenharia e automação ABB Tecnologia, o YuMi foi criado em 2015 para atender demandas da indústria 4.0 e colaborar com o aumento da produtividade e segurança na linha de produção. Pelo ineditismo e inovação, o robô ganhou empatia e participou de eventos com líderes mundiais onde interagiu, por exemplo, com a chanceler alemã Angela Merkel e com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama. Além de dançar, o YuMi foi programado também para ser regente e apresentou-se com Andrea Bocelli, em Pisa, na Itália. Para conhecer o robô pop, acesse as redes sociais do desafio e conheça as coreografias premiadas!