Etec Lauro Gomes é tricampeã do Torneio de Robocode

30 de setembro de 2021

Compartilhe!

Final da competição promovida pela Robótica Paula Souza foi realizada na terça (28), em formato online | Foto: Reprodução

Com garra, estratégia e a força da torcida, chegou ao fim, nesta terça-feira (28), mais uma edição do Torneio de Robocode, promovido pela Robótica Paula Souza. A equipe vencedora foi a LG_Fera_2021, da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo.

A escola conquistou o primeiro lugar também nas edições de 2019 e 2020 do Torneio de Robocode. Os alunos do Ensino Técnico de Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Médio (Etim) Pedro Goldoni, Kauan Matos e Nathan Romero, orientados pela professora Rosa Mitiko, pilotaram o robô que mais pontuou nas 78 batalhas desta etapa final.

A orientadora ressalta que a ferramenta Robocode é sempre aplicada nos campeonatos internos da escola. “Este tipo de torneio estimula a criatividade, o desenvolvimento de estratégias e principalmente a interdisciplinaridade entre os componentes curriculares de lógica de programação e matemática”, afirma.

A equipe campeã será premiada com um kit contendo carrinho, chassis, motores e rodas para ser montado e programado. No anúncio do resultado, o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus de Souza desafiou os alunos a desenvolverem um robocode físico a partir do prêmio que receberam, cedido pela empresa Mamute Eletrônica. “A turma se envolve como se fosse uma brincadeira, mas tem muito conhecimento aplicado nesses jogos, como programação, Java e física”, explica o educador.

A segunda colocação foi para a equipe Blindado, da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba. A dupla Matheus Tomaseli e Henrique Souza foi orientada pelo professor Marcos Anibal da Cunha.

Outra unidade premiada foi a Etec Professor Armando Bayeux da Silva, de Rio Claro, que conquistou o terceiro lugar. O grupo CyberHunter é formado pelos alunos Luís Felipe Schimith, Isaac Loureiro e Jean Victor Duarte, com orientação do professor Jonatas da Costa.    

As batalhas da final estão disponíveis no canal da Robótica Paula Souza, no YouTube. Nesta nona edição do torneio se inscreveram 71 equipes, com 172 estudantes, de 16 Etecs. Na competição do ano anterior saíram vitoriosas as equipes das Etecs Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, Fernando Prestes, de Sorocaba (2º lugar), e Abdias do Nascimento, da Capital (3º lugar).