Etec Irmã Agostina vence Feira Brasileira do Jovem Cientista

Mostra virtual reuniu mais de 500 projetos de estudantes dos Ensinos Médio, Técnico e Integrado de todo o País; alunos das Etecs de Campinas e de Suzano também participaram da competição

30 de junho de 2020 10:20 am Etec

Alunas do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio apresentaram projeto vencedor em vídeo l Foto: Reprodução/YouTube

Duas alunas do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Irmã Agostina, localizada na zona sul da Capital, venceram a edição 2020 da Feira Brasileira do Jovem Cientista (FBJC). Voltado a estudantes do Ensino Médio, Técnico e Integrado de todo o País, o evento foi realizado no último fim de semana, em ambiente virtual.

O desenvolvimento de uma telha feita de fibra de coco verde, que capta energia solar, rendeu a Ana Costa e Julia Santana o primeiro lugar em Ciências Exatas e da Terra, além do Prêmio de Excelência em Pesquisa – veja aqui a apresentação do projeto. As estudantes foram orientadas por Danieli de Freitas, Aline Ramos e Thais dos Santos (coorientadoras). A construção de uma versão de baixo custo do fluorímetro, equipamento utilizado em laboratórios de química, por alunos do mesmo curso, ficou com o terceiro lugar da categoria.

Na área de Engenharias, alunos da Etec Bento Quirino, de Campinas, foram os segundos colocados com o Medprat, dispositivo que alerta pacientes sobre horários de medicação. A FBJC também contou com a participação de estudantes da Etec de Suzano nas categorias Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, e Humanas. A mostra virtual apresentou mais de 500 projetos de escolas de todo o Brasil.