Etec de Santa Fé do Sul ganha quadra coberta e outras instalações

Vice-governador Felício Ramuth inaugurou as obras de construção, reforma e adequação da unidade localizada da Região de Rio Preto; Etec conta atualmente com 380 alunos

11 de setembro de 2023 11:00 am Institucional

No centro, da esquerda para direita: Emilena Lorenzon Bianco; Vahan Agopyan e vice-governador Felicio Ramuth I Foto: divulgação

Nesta segunda-feira (11), o vice-governador de São Paulo Felício Ramuth inaugurou as obras de construção e adequação da Escola Técnica Estadual (Etec) de Santa Fé do Sul, localizada na Região de São José do Rio Preto. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, e a vice-diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Emilena Lorenzon Bianco, também participaram do evento.

O vice-governador brincou com os estudantes da Etec presentes na cerimônia e perguntou que profissões eles pretendem seguir. “Vocês podem ser tudo aquilo que desejarem, desde que tenham empenho, dedicação e não desistam nas primeiras dificuldades.”

Além da construção da quadra poliesportiva coberta e da cozinha, a sede da Etec recebeu adequações de acessibilidade em todos os ambientes. Foram feitas também obras para substituição das redes hidráulica, elétrica, de internet e telefonia; instalação de ar-condicionado nos ambientes administrativos e pedagógicos; e instalação de elevador. O investimento do Estado nas obras superou R$ 6,5 milhões.

“Esta Etec e as outras 227 são um exemplo de como podemos formar profissionais e, principalmente, formar cidadãos para o nosso Estado”, declarou Agopyan.

Implantada no primeiro semestre de 2014, a unidade conta com 380 alunos matriculados nos cursos técnicos de Administração, Comércio, Redes de Computadores e Recursos Humanos; e no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática para Internet e também em Administração. No processo seletivo para o segundo semestre de 2023, a Escola Técnica ofereceu 80 vagas divididas entre Comércio e Informática para Internet.

“Hoje, com as melhorias realizadas, temos certeza que a Etec estará ainda mais preparada para receber e formar profissionais competentes em diversas áreas, impulsionando o desenvolvimento desta região”, comemora Emilena.

Presença regional

O CPS administra nove Etecs na Região de São José do Rio Preto, localizadas nos municípios de Catanduva, Fernandópolis, Jales, Mirassol, Monte Aprazível, Novo Horizonte, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto e Votuporanga, totalizando 7.715 alunos matriculados. O Vestibulinho para o segundo semestre de 2023 ofereceu 1.470 vagas para esta RA.

Essa Região Administrativa conta ainda com a oferta de Ensino Técnico e Integrado em 27 classes descentralizadas (unidades que oferecem um ou mais cursos técnicos ou integrados sob a administração de uma Etec), implantadas por meio de parcerias com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e prefeitura, em 18 municípios.

Três Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) também estão presentes na região, oferecendo cursos de graduação tecnológica gratuitos em Catanduva, Jales e São José do Rio Preto.