Etec de Pirituba recebe projeto do Nobel Muhammad Yunus

A plataforma 3ZERO Club, presente em 20 países, chega ao Brasil para conectar jovens engajados em negócios sociais; evento de lançamento ocorre na terça (16), a partir das 9h40

15 de agosto de 2022 4:49 pm Etec

Muhammad Yunus promove, em palestras pelo mundo, sua ideia de negócio social | Foto: University of Salford Press Office

O Nobel da Paz Muhammad Yunus marca presença amanhã (16), de forma virtual, no lançamento oficial da plataforma 3ZERO Club no Brasil em evento promovido pela Escola Técnica Estadual (Etec) Profa. Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyara, em Pirituba. Trata-se da chegada dessa iniciativa à América Latina.

Os três zeros resumem a intenção de Yunus: zero emissão de carbono, zero fome e zero desemprego. Com isso, o professor e economista indiano deseja agremiar jovens de até 30 anos em torno de negócios sociais inovadores. A plataforma conecta essas pessoas, tornando possível a troca de ideias e a proposta de soluções.

A diretora da Etec de Pirituba, Eliane Leite Alcantara Malteze, esteve reunida com o professor Yunus, também de forma virtual, e ficou impressionada com o carisma e com a sensibilidade do Nobel que, em 1976, criou o Grameen Bank, banco responsável pela abertura de microcrédito à população vulnerável de seu país, com espantosos 98% de adesão feminina. “Você fica emocionada ao ouvi-lo falar, com a fé que ele demonstra na humanidade”, conta a professora, que abre o encontro.

Na programação, além da esperada fala de Yunus, haverá atrações como a palestra proferida pelo líder comunitário Thiago Vinícius, criador da Agência Popular Solano Trindade, no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Thiago, de 33 anos, articula a produção de artistas e empreendedores locais a uma rede de profissionais que atuam de forma colaborativa e é um exemplo bem acabado do empreendedor ao qual Yunus se refere.

O 3ZEROClub nasceu em 2021 e está presente em 20 países propagando a tese de que “negócio social não é caridade”, como costuma repetir Yunus, alertando para a necessidade de empreender, sempre com foco na diminuição das desigualdades. Aos 82 anos, Yunus aposta na juventude, material humano do qual o Brasil é farto.

Para assistir ao lançamento, a partir das 9h40, acesse o link: https://www.sympla.com.br/lancamento-3zero-club-brasil__1616987?share_id=0

Compartilhe


Veja também