Filtro de Daltonismo

Etec de Penápolis tem banco com dados meteorológicos desde 1996

Escola Técnica Estadual João Jorge Geraissate compilou informações valiosas para agricultura e pecuária, como temperaturas mínima e máxima, e pluviometria mês a mês

10 de outubro de 2023 10:18 am Institucional

Os professores Ademir da Costa e Luís Felipe Marques Lima e o auxiliar Valdinei Pedro Torrezan, em frente à Etec de Penápolis

A Escola Técnica Estadual (Etec) João Jorge Geraissate, de Penápolis, gerou um banco de dados fundamental para tomada de decisões no campo, como o melhor momento para plantar e colher, por exemplo, maximizando lucros e reduzindo riscos. Com informações sobre o clima e incidência de chuvas registradas desde 1996, o gráfico é de fácil acesso e gratuito pelo site da unidade.

Na plataforma, feita em Power BI, é possível filtrar as informações sobre temperatura mínima e máxima, além de volume de chuva do dia, do mês ou do período.

“Internamente, os dados municiam professores e alunos, de nossa Etec e outras, com informações relevantes para o planejamento de plantio e cultivo. Externamente, são de amplo uso para produtores rurais, que podem definir cientificamente as melhores decisões para cada momento”, explica o professor Luís Felipe Marques Lima.

Entre os dados compilados, já é possível perceber uma redução no volume de chuvas e temperaturas máximas cada vez mais elevadas. As entidades de preservação também podem se utilizar dos dados para observar as mudanças climáticas em curso, buscar a conscientização do uso da água e preservação de afluentes e nascentes.

“Não podemos adivinhar o futuro, mas a ciência nos ajuda a fazer previsões baseadas nos dados do passado, que tendem a se repetir. Não conhecemos ninguém na região com um banco de dados com o mesmo tempo que o nosso”, conta o professor.

Durante o trabalho de 27 anos, diversos profissionais da unidade se empenharam no banco de dados, entre eles o professor Ademir da Costa, o auxiliar Valdinei Pedro Torrezan, e o funcionário hoje aposentado, Herminio Candido. Agradecimentos a eles e a atual Gestão do Diretor Antonio da Silva Nunes Neto.

Vestibulinho

O interessado em estudar em uma Etec deve ficar de olho no período de inscrição para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2024. O prazo vai até as 15 horas de 8 de novembro. O processo deve ser feito, exclusivamente, pela internet. O valor da taxa é de R$ 34.

Esclarecimentos sobre o processo de inscrição, os requisitos para cada modalidade e a documentação necessária, podem ser conferidos na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br.

Compartilhe


Veja também