Etec de Mogi Mirim promove batalha de robôs aberta ao público

Quarta edição da Battletec reunirá 11 robôs desenvolvidos por estudantes, nesta sexta-feira (1º), no Teatro de Arena, a partir das 18h30; a entrada no evento é gratuita

30 de novembro de 2023 10:54 am Institucional

Batalhas são feitas um contra um, com duração de cinco minutos ou até que um dos robôs pare de andar | Foto: Divulgação

Vem aí a quarta edição da Battletec, a batalha de robôs da Escola Técnica Estadual (Etec) Pedro Ferreira Alves, de Mogi Mirim. São esperados 11 robôs na competição, que será realizada nesta sexta-feira (1º), no Teatro de Arena, no centro da cidade, a partir das 18h30. A entrada é gratuita e aberta ao público. Os robôs são criados e operados pelos alunos concluintes do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica, Mecânica e Eletromecânica.

A programação começa com uma corrida de pontuação em que os robôs precisam derrubar garrafas, estourar bexigas e terminar o percurso no menor tempo possível. O chaveamento é definido com disputas entre o primeiro colocado (mais rápido) contra o último (mais lento), o segundo contra o penúltimo e, assim, sucessivamente.

As batalhas são feitas um contra um, com duração de cinco minutos ou até que um dos robôs pare de andar, seja por falha, falta de energia ou danos. Abre-se a contagem regressiva de dez segundos e o pior é eliminado. Se ambos terminarem em bom funcionamento, um grupo de três juízes define o vencedor. A classificação segue para oitavas de final, quartas de final, semifinal até a grande final, todas no mesmo dia.

“Os alunos colocam em prática habilidades desenvolvidas nas diversas áreas do conhecimento, de forma autônoma e participativa, por meio de solução de problemas e situações reais. É uma oportunidade incrível de acompanhar essa combinação de tecnologia e estratégia, uma apresentação de movimentos rápidos, tensão e adrenalina”, conta o diretor em exercício, Carlos Catini Neto.

Compartilhe


Veja também