Etec de Itu recebe Desafio de Robótica nesta quarta-feira

Além de preparar os participantes para a Olimpíada Brasileira de Robótica, competição de carrinhos programados pelos estudantes visa estimular raciocínio lógico e trabalho em equipe

25 de abril de 2018 10:47 am Etec

Estudantes devem montar e programar robôs que façam trajetos sem o uso de controle remoto|Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Martinho de Ciero, de Itu, recebe hoje o primeiro Desafio de Robótica do ano, realizado pela área de Robótica do Centro Paula Souza. O torneio terá a presença de alunos da Etec Guaianazes, da Capital, que sediará outra etapa do torneio, no dia 9 de maio. As Etecs Vasco Antonio Venchiarutti, de Jundiaí, Bento Quirino, de Campinas, e Etec de Hortolândia levarão seus estudantes como visitantes da competição.

A competição é aberta a todos os alunos que se interessam por construção e programação de robôs. Será uma preparação divertida para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que está com inscrições abertas até 19 de maio.

“A competição vai preparar os alunos para a olimpíada, fortalecendo habilidades como trabalho em equipe e raciocínio lógico”, defende um dos professores que organiza o evento, Carlos Eduardo Ribeiro.

Os alunos se dividirão em equipes de duas a quatro pessoas para apresentar um robô de linha, que seja capaz de driblar desafios do percurso, feitos com arduíno ou tecnologias semelhantes. Nenhum item comercial pode ser utilizado para aprimorar o equipamento, sendo sua programação fruto do trabalho do time. Os carrinhos devem percorrer um circuito delineado em superfície branca sem qualquer intervenção ou uso de controle remoto, contando pontos por obstáculos de diferentes níveis de dificuldade. O regulamento completo, baseado na OBR, está disponível no site.

Após três rodadas eliminatórias, vence o torneio a equipe que obtiver a maior soma entre as suas pontuações. O pior resultado das três rodadas será descartado. Os primeiros colocados receberão medalhas.