Etec de Itapetininga vence Desafio Jovem Engenheiro da Unicamp

Estudantes da Etec Darcy Pereira de Moraes desempenharam diversas tarefas ao longo do concurso; das dez equipes finalistas, três eram de alunos da unidade

22 de junho de 2023 10:10 am Premiação

Campeões: em cima, Gabriel Pereira e Caio Vieira; embaixo, Ana Borges, Silvia Garcia e Júlia dos Reis l Foto: Divulgação

Um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Darcy Pereira de Moraes, localizada em Itapetininga, na Região de Sorocaba, conquistou o primeiro lugar no Desafio Jovem Engenheiro 2023. Realizada pelo Laboratório de Informática, Aprendizado e Gestão (Liag) da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a competição online visa incentivar alunos do Ensino Médio a ingressar em cursos nas áreas de exatas, especialmente engenharias.

Com o tema “Trabalho decente e crescimento econômico”, o Desafio Jovem Engenheiro 2023 contou com 72 equipes inscritas, oriundas de escolas públicas e privadas de dez estados diferentes. Em primeiro lugar ficaram os alunos do segundo ano do curso técnico de Informática para Internet integrado ao Ensino Médio da Etec de Itapetininga, Ana Borges, Caio Vieira, Gabriel Pereira e Júlia dos Reis, da equipe Alphanox².

Ao longo das três fases do concurso, os jovens foram desafiados a desempenhar diversas tarefas, como pesquisas, desenvolvimento de sites e aplicativos. Na primeira, por exemplo, os estudantes tinham que abordar o tema desta edição no contexto das micro e pequenas empresas.

Para tanto, a Alphanox² desenvolveu o protótipo de um sistema integrado de gestão empresarial, o Aurum. “É uma ferramenta com uma interface intuitiva, recursos de controle de entradas e saídas de produtos, monitoramento de estoque em tempo real e automação de pedidos de reposição”, explica Julia.

Já na fase final, o grupo elaborou um plano de expansão industrial sustentável para Itapetininga, nos moldes do que foi implantado na Coreia do Sul.

Finalistas

Entre as dez equipes finalistas, três eram da Etec Darcy Pereira de Moraes. A unidade de Itapetininga ficou com o sexto lugar, com a equipe Andrômeda.exe, das integrantes Jennifer Barbosa e Maria Freitas. Já a Tech Girls, das alunas Ana dos Santos, Ana de Medeiros, Jayslane Lima e Maria da Silva, ficou com a sétima colocação. Todas elas também fazem o curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio.

“É muito gratificante esse retorno. Trata-se de um ganho tanto para as equipes, curso, quanto para a escola. A competição foi acirrada e repleta de talento. É muito bom ver o potencial dessa nova geração de profissionais do futuro”, comemora a professora do curso e orientadora das equipes, Silvia Garcia.

Em seu vídeo de agradecimento no Instagram do Desafio Jovem Engenheiro 2023, o coordenador do Liag, Marcos Augusto Francisco Borges, ressaltou a grande presença feminina entre os competidores. “O futuro da engenharia com as mulheres é promissor. Elas foram cerca da metade dos inscritos, mas predominaram entre as equipes finalistas.”