Etec de Itapetininga é finalista de competição da Unicamp

Das dez equipes que chegaram à final do Desafio Jovem Engenheiro 2022, duas são da Etec Darcy Pereira de Moraes; competição online visa incentivar alunos do Ensino Médio a ingressar em cursos nas áreas de exatas

15 de junho de 2022 10:07 am Etec, Institucional

Das dez equipes que chegaram à final do Desafio Jovem Engenheiro, duas são da Etec Darcy Pereira de Moraes l Foto: Divulgação

Duas equipes de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Darcy Pereira de Moraes, localizada em Itapetininga, na Região de Sorocaba, estão na final do Desafio Jovem Engenheiro 2022. Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a competição online visa incentivar alunos do Ensino Médio a ingressar em cursos nas áreas de exatas.

Nas duas fases disputadas até o momento, os alunos foram desafiados a usar a criatividade e engenhosidade para a solução de problemas relacionados com áreas da engenharia. As tarefas desenvolvidas envolveram projetos de espaço maker para a escola, de aplicativo de agenda escolar online e de robô construído com sucata, entre outros.

As duas equipes são formadas por estudantes do primeiro ano do curso técnico de Informática para Internet integrado ao Ensino Médio. Os integrantes da Alphanox são Caio Vieira, Gabriel Pereira, Luiz dos Santos e Pedro França. Ana Borges, Júlia dos Reis e Kauane dos Santos formam a equipe Babbage.

A competição começou com 42 equipes. Apenas 10 foram selecionadas para a final que será disputada entre 20 e 26 de junho. “Eles se superaram, pois foi exigido um conhecimento de programação além do que eles tiveram até aqui”, elogia a coordenadora do curso técnico, que orientou a participação dos alunos na competição, Silvia Garcia.