Etec de Ilha Solteira incentiva estudo de Astronomia com a Unesp

Alunos bolsistas fazem parte de projeto oferecido como atividade extracurricular na unidade; iniciativa partiu de convite de professor de universidade local

5 de julho de 2023 10:10 am Institucional

Integrantes do Clube de Astronomia que auxilia nas visitas monitoradas do observatório do campus I Foto: divulgação

Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Ilha Solteira ingressaram no Clube de Astronomia da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), a partir de convite do professor de física do campus, Fernando Rogério de Paula.

A atividade extracurricular acontece aos sábados e conta com seis alunos da unidade. Desses, quatro têm bolsas de iniciação científica, e há expectativa de que mais estudantes sejam contemplados com o benefício no próximo semestre. As bolsas foram providas pela Unesp e foram adquiridas para os alunos pelo intermédio do professor Evandro Fernandes da Cunha, que ministra aulas na Etec nos cursos técnicos de Eletrotécnica e Mecatrônica.

“A partir desse convite, os alunos foram estimulados para o estudo e ampliação do conhecimento sobre astronomia. O grupo está desenvolvendo um site do clube para divulgação das ações e para provocar o interesse em mais pessoas sobre o assunto”, explica Carolina de Oliveira Silva, professora e coordenadora de cursos da Etec.

O site hospedará todos os projetos, ideias, planos e produções do campus. A ideia é que esse material tenha seu próprio espaço educacional para ser compartilhado e divulgado para pessoas que tem curiosidade e interesse no assunto e que desejem até mesmo participar do grupo.

Entre as atribuições do Clube de Astronomia, os alunos auxiliam os visitantes do observatório da Unesp como monitores. No último dia 24, a região recebeu uma chuva de meteoros e o espaço foi aberto para a comunidade. Em torno de 100 pessoas estiveram no local, entre crianças, jovens e adultos, para observar os astros. Todas essas atividades contam com o apoio do técnico da Unesp, Mario Pinto Carneiro Júnior, que também auxilia no aprendizado dos estudantes.

Para o próximo semestre, além de dar continuidade nas atividades, Carolina conta que está previsto que o Clube leve um telescópio do observatório à Etec para que os alunos que ainda não fazem parte do projeto conheçam o equipamento e possam usufruir das imagens. As aulas de Astronomia serão focadas ainda na construção de foguetes e estarão inclusas como parte de iniciação científica com GPS, fotos e monitoramento de trajetória.

A construção de telescópios manuais para serem distribuídos pelas escolas da região que ainda não possuem esse instrumento também faz parte do plano para os próximos meses.

“Desde pequeno tenho essa afinidade por Astronomia, por isso, fiquei feliz quando fomos convocados para trabalhar como bolsistas, especialmente nessa área. O projeto me abriu novas portas e janelas de oportunidade para absorver mais conhecimento em um tema em que me vejo atuando profissionalmente”, finaliza Guilherme Henrique Amaral Cevada, aluno do curso técnico em Eletrotécnica da Etec e bolsista do projeto.