Etec de Heliópolis ganha 1º lugar na Febrace ao transformar bitucas de cigarro em papel-semente

A comemoração de Alan de Melo Sobral, Gabriel Anisio dos Prazeres e Vinícius Tadeu Aparecido Martins de Souza, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Heliópolis, começou no dia anterior à conquista do 1º lugar […]

18 de março de 2013 3:11 pm Institucional

Diretora da Etec de Heliópolis, Soraya Contro, os alunos Vinicius de Souza, Gabriel Anisio e Alan Sobral e a coordenadora da Febrace, Roseli Lopes, durante a premiação

A comemoração de Alan de Melo Sobral, Gabriel Anisio dos Prazeres e Vinícius Tadeu Aparecido Martins de Souza, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Heliópolis, começou no dia anterior à conquista do 1º lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas da 11ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace). É que o projeto Sementuca já tinha ficado em segundo lugar na votação realizada pelo público. “O grupo estava mais confiante dessa vez, porque o pessoal gostou da nossa ideia, e no final do ano passado também ganhamos outro prêmio, o Eseg de Gestão”, conta Gabriel.

O anúncio dos vencedores da Febrace e a entrega das medalhas e dos prêmios foram realizados no sábado, 16, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na Capital.

A proposta dos estudantes da Etec de Heliópolis é recolher filtros de cigarro usados (bitucas), misturá-los com restos de papel, e recicla-los dando origem a uma linha de papéis com sementes para impressão, convites, crachás, blocos de nota. Após o uso e descarte na terra, o papel germina. Ao vencer a Febrace, os alunos também foram credenciados para a Expo Milset Brasil, em Fortaleza, de 20 a 24 de maio, com direito a credenciais, hospedagem e alimentação.

Para a chefe de gabinete do Centro Paula Souza, Elenice Belmonte de Castro, “a Febrace é uma oportunidade de os alunos das Etecs colocarem em prática os conhecimentos que adquirem em sala de aula e mostrarem seu potencial criativo. E chegar até a etapa final já é uma vitória”. Foram selecionados 29 projetos de 16 Etecs, entre 330 projetos de estudantes dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos), Médio e Técnico apresentados, de um total de 1.898 inscritos.

A Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, ficou em 2º lugar na categoria Ciências Agrarias com o projeto Fertilizantes organominerais a partir de lodos de curtumes (resíduos sólidos), dos alunos Wesley José de Sousa e Marina Aparecida de Sousa. “Estou tremendo de tanta emoção. Vou levar minha medalha para a escola.”, disse Marina ao receber a prata. O estudo dos alunos de Franca é sobre o setor coureiro e a destinação mais adequada aos lodos de caleiro e de cromo. O projeto indica que é possível obter novas fontes nitrogenadas para a fertilização dos solos. As novas formulações apresentaram resultados promissores nas culturas de alface e café e, principalmente, ofereceram uma destinação nobre aos resíduos altamente agressivos ao meio ambiente. O Brasil importa de 65 a 80% de todo fertilizante utilizado em território nacional.

Duas Etecs da região do ABCD conquistaram 3º lugares, além da Etec Getúlio Vargas, na Capital. Com o projeto Um destino nobre para a cascas de arroz, dos alunos Bárbara Rebinski, Pamella Dell’Monica Martinho, William Reis dos Santos, a Julio de Mesquita, de Santo André, se destacou em Ciências Agrárias. Já em Ciências Exatas, a comissão julgadora premiou dois projetos com a medalha de bronze: Biossorção de Íons Pb2+ pela Casca do Eucalyptus grandis, de Caio Tasso Cabos Ribeiro, Mariana Martins Delízio Cordeiro, Nathalia de Oliveira Azevedo, da Getúlio Vargas, e Reciclagem química da pet por despolimerização, de Gustavo Henrique Bracco Garcia de Azevedo Souza, Laís Cassaro, da Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, que também foi credenciamento para a Feira Milset Expo-Sciences International 2013, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Todos os vencedores da Febrace ganharam bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq.

Etec Lauro Gomes, de São Bernardo: alunos Gustavo Henrique Bracco e Lais Cassaro, orientadora Malu Machado, e Irene Ficheman da Febrace

Etec Julio de Mesquita, de Santo André: professoras Edna Almeida e Magali Canhamero e aluna Bárbara Rebinski

Etec Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca: orientadora Joana D´arc de Sousa e alunos Mariana de Sousa e Wesley José de Sousa, e Roseli Lopes, coordenadora da Febrace

Compartilhe


Veja também