Etec de Esportes promove Festival de Jogos Paralímpicos

O INCLUITEC acontece neste sábado, 25, a partir das 09h. Participantes do evento poderão jogar modalidades, como goalball, atletismo paralímpico, bocha paralímpica e vôlei sentado

23 de junho de 2022 11:25 am Etec

O evento oferece quatro modalidades: goalball, atletismo paralímpico, bocha paralímpica e vôlei sentado | Foto: Freepik

Nesse sábado (25) acontece a sexta edição do INCLUITEC, evento que promove jogos paralímpicos voltado aos alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes Curt Walter Otto Baumgart, localizada na zona norte da Capital. Também participam jovens do projeto Etec na Comunidade, iniciativa que oferece programação esportiva e educacional, de forma gratuita, para moradores da Comunidade Bela Vista e regiões próximas da unidade.

Das 9 às 14 horas, os participantes poderão experimentar quatro modalidades esportivas: goalball, atletismo paralímpico, bocha paralímpica e vôlei sentado. A classificação etária para as atividades é de 14 a 18 anos.

“A expectativa do evento é mobilizar os estudantes da Etec e do projeto Etec na Comunidade para participar da competição. Também é uma oportunidade para as turmas do curso técnico em Organização Esportiva para colocar em prática todas as competências e habilidades aprendidas durante o curso”, comenta o professor Ivan Santos.

O festival acontece desde 2014 e a primeira edição foi realizada no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 23 de setembro. Por conta da pandemia e as restrições impostas pela necessidade de isolamento social, o torneio foi suspenso nos últimos dois anos.

Expansão

Na última terça-feira de maio (31), o governador Rodrigo Garcia assinou o “autorizo” para a implantação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Esportes, no mesmo campus da Escola Técnica Estadual (Etec) de Esportes Curt Walter Otto Baumgart.

Na unidade, será implementado o curso de graduação tecnológica de Gestão Desportiva e de Lazer no período noturno. Os alunos poderão ingressar nas aulas do curso de graduação tecnológica de Gestão Desportiva e de Lazer serão ministradas no período da noite. A Fatec será construída no mesmo terreno da Etec de Esportes.