Desenvolvido em parceria com empresas locais, TecLixo busca conscientizar população sobre importância do descarte correto de equipamentos eletrônicos
Alunos da Etec Prof. Idio Zucchi durante apresentação do projeto na Feira de Bioeconomia e Sustentabilidade | Foto: Divulgação
Pensando em formas de conscientizar a população sobre a importância de respeitar o meio ambiente, os professores Andrea Bessa e Rodrigo Campos, da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Idio Zucchi, de Bebedouro, desenvolveram com os alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Informática para Internet e Marketing um projeto focado no descarte e na destinação correta do lixo eletrônico.
O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a relevância da preservação ambiental, além de exercitar os conteúdos estudados no componente curricular informática aplicada ao marketing. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aplicar na prática o que aprenderam em aula.
Desenvolvido em parceria com duas empresas da área de meio ambiente, o projeto contou com palestras e visitas técnicas. Além disso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Bebedouro (Saaeb) convidou a equipe para participar da Feira de Bioeconomia e Sustentabilidade, realizada na Estação Cultura do município. Agora, a intenção é abrir esse espaço para a comunidade local, permitindo que tragam seus descartes ao ecoponto na escola.
“Ao engajar a comunidade e promover a sustentabilidade, contribuímos para a formação de cidadãos mais responsáveis e conscientes. Ao transformar a sala de aula em um laboratório de práticas sustentáveis, nossos alunos aprendem a importância do descarte correto de lixo eletrônico e desenvolvem habilidades essenciais para o mercado de trabalho”, relata a professora Andrea.
Confira algumas fotos do projeto: