Etec de Batatais expande projeto para doação de medicamentos

“Ajudar sempre sem fronteiras” começou no início do isolamento social e hoje ajuda a abastecer secretarias de saúde de mais de 80 municípios

23 de agosto de 2022 9:57 am Etec, Institucional

Amapá foi um dos estados beneficiados com doações do projeto “Ajudar sempre sem fronteiras” l Foto: Divulgação

Um projeto solidário que começou no início do isolamento social imposto pela pandemia do Coronavirus está rendendo frutos até hoje, ajudando o abastecimento do sistema de saúde de diversos municípios com medicamentos. O “Ajudar sempre sem fronteiras” foi criado por professores da Escola Técnica Estadual (Etec) Antônio de Pádua Cardoso, localizada em Batatais, na região de Franca, em março de 2020, para manufaturar máscaras de proteção facial, face shields, respiradores e outros equipamentos de proteção individual para tratamento de internados.

No começo, os materiais eram doados para instituições públicas e filantrópicas da cidade. Mas a fama do projeto começou a crescer e outros municípios da região começaram a solicitar os EPIs. “Foi aí que nos empenhamos mais, buscando recursos financeiros e parceiros para que pudessem suprir a necessidade que vinha crescendo”, relembra Luciano Patrocínio, professor de Mecânica e um dos integrantes do grupo.

Ele conta que não demorou para o projeto extrapolar as divisas do estado de São Paulo. “Nossa primeira missão extra estadual foi com o Amapá, para onde enviamos cerca de 1,2 toneladas de materiais, com ao auxílio do campus de Pirassununga da Academia das Forças Aéreas Brasileiras”, explica Patrocínio.

Medicamentos

Em contato com secretarias de saúde e farmácias municipais de mais de 80 municípios, o grupo de professores passou a ser demandado também para conseguir doações de medicamentos. “Estamos já com a programação de envio de 6 mil testes rápidos de Covid e outros medicamentos para o Acre”, revela o professor. O material foi doado por um laboratório.

O “Ajudar sempre sem fronteiras” também enxergou a possibilidade de criar um cadastro e um grupo de Whatsapp para que as demandas e ofertas de medicamentos fossem divulgadas. “Hoje o grupo dos medicamentos funciona de maneira orgânica: alguém lança o que está sobrando e outro requisita o que está faltando. Batatais é o ponto de intercâmbio entre os municípios.”

Patrocínio explica que a ideia é criar uma plataforma online para registrar as ofertas e demandas de medicamentos e outros insumos. “Dessa forma acreditamos que podemos expandir ainda mais essa corrente de solidariedade.”

Outros educadores que participam do grupo são o diretor da Etec, Elton Marciano, e os professores Augusto Cesar, Daniel Augusto Ferrari, José Donizete de Oliveira, Luis Otávio Beato Neto, Marco Antônio Barbosa, Miguel Alberto Montera, Pedro Henrique Malachias, Rafael de Oliveira Degani, Raphael de Oliveira Fantacini e Zaina Maria.

Publicação realizada de forma retroativa em respeito à legislação eleitoral.
Conteúdo elaborado entre 2 de julho de 2022 e o término da eleição estadual de São Paulo.

Compartilhe


Veja também