Tradicional na região, evento que traz cultura e oficinas deve receber 700 visitantes de diversas partes do País; escola é referência no cultivo e preservação dessas sementes
Oficinas, música, venda de produtos orgânicos e intercâmbio de informações compõem a mostra | Crédito: Cecília Bastos/USP Imagens
A quarta Feira de Sementes Crioulas de Andradina e Região acontece no dia 17 de junho, das 8 às 17 horas. Organizado pela Escola Técnica Estadual (Etec) Sebastiana Augusta de Morais, de Andradina, o evento deve receber 700 visitantes de toda a região, além produtores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.
O encontro de produtores de sementes crioulas é fundamental para o intercâmbio dessas sementes e, consequentemente, sua disseminação e adaptação por todo o país. A feira também abre espaço para eventos culturais – dança e música – e para a comercialização de produtos artesanais, além da troca de mudas de árvores, ervas medicinais e plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como pancs.
Gratuito, o evento conta com as seguintes oficinas: Sistemas agroflorestais, Utilização de microrganismos eficientes na agricultura, Flores comestíveis, Plantas medicinais e aromáticas e Calda sulfocálcica – Preparo e indicações.
Leandro Barradas Pereira, professor da unidade e um dos organizadores da Feira, acredita que o evento será ainda maior do que o de 2022. “Recebemos 500 visitantes no ano passado, mas esperamos 700 neste ano”. Ele acredita que as pessoas estão cada vez mais conscientes na necessidade de uma alimentação sem agrotóxicos.
Doze anos de cultivo
Os estudos com as sementes crioulas começaram em 2011 na unidade e hoje envolvem alunos, estudantes e parceiros em seus projetos. A cultura de agricultura crioula preserva alimentos não modificados geneticamente que, de outra forma, poderiam deixar de existir.
Em Andradina, a lei municipal 3.827, de 2021, institui a política da cidade de incentivo à formação de bancos comunitários de sementes crioulas, mudas e conservação da agrobiodiversidade.
Confira abaixo a programação. Para participar das oficinas, com vagas limitadas, é preciso fazer a inscrição pelo link https://forms.gle/5Dv1pmaVz3jF723g8
Das 8 às 8h30 | Café com prosa |
Das 8h30 às 9 horas | Abertura |
Das 9 às 9h10 | Apresentação do grupo de dança de Castilho |
Das 9h10 às 09h40 | Apresentação da orquestra de Castilho |
Das 9h40 às 09h50 | Apresentação do grupo de dança de Castilho |
Das 9h50 às 10h30 | Oficina Plantas medicinais e aromáticas, com o o engenheiro agrônomo Osmar Mosca, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) |
Das 10h30 às 11h10 | Oficina Sistemas Agroflorestais, com o engenheiro agrônomo Leandro Biral, da CATI |
Das 11h10 às 11h50 | Utilização de microrganismos eficientes na agricultura, com a professora Dra. Aline Matoso, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) |
Das 12 horas às 13h30 | Almoço |
Das 13h30 às 14h10 | Oficina Calda sulfocálcica – Preparo e indicações, com o Assessor Técnico André Jantara, AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia |
Das 14h30 às 15h10 | Oficina Flores comestíveis, com a chef de cozinha e agricultora familiar Lucimar dos Santos |
Serviço
4ª Feira de Sementes Crioulas de Andradina e Região
Data: 17 de junho
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Fundação Educacional de Andradina (FEA) – Rua Amazonas, 571/Stella Maris