Etec de Amparo completa centenário e cria cápsula do tempo

Durante esta semana, a Etec João Belarmino, de Amparo, realiza atividades variadas, abertas à comunidade, para comemorar o centenário de sua criação. A programação inclui uma exposição científico-cultural de projetos de alunos, apresentações de teatro, […]

27 de setembro de 2011 10:00 am Etec

Com exposição científico-cultural, apresentações musicais e até uma seleção de informações que serão enterradas e revistas apenas daqui a 25 anos, a Etec João Belarmino comemora 100 anos. / Foto – Divulgação.

Durante esta semana, a Etec João Belarmino, de Amparo, realiza atividades variadas, abertas à comunidade, para comemorar o centenário de sua criação. A programação inclui uma exposição científico-cultural de projetos de alunos, apresentações de teatro, fanfarra e coral, e o plantio de um jequitibá.

“Para a cápsula do tempo, cada curso preparou um material que representa a atualidade, tanto em forma de textos, como recortes de jornal e o almanaque comemorativo da escola, quanto em mídias que usamos no dia a dia, como uma pen drive”, explica a diretora da Etec João Belarmino, Neuza Zeni Natariani. “A caixa tem cerca de 90X90cm, será enterrada no jardim da Etec no dia 28, quarta-feira, e será aberta daqui a 25 anos, na mesma data”, completa.

História

As comemorações do centenário da Etec João Belarmino começaram em 2010, quando um de seus prédios foi reinaugurado, depois de ser restaurado. O edifício, de estilo neoclássico, é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). A reforma ampliou o número de salas de aula, de 22 para 25, e acrescentou quatro novos laboratórios, totalizando 29.

A Etec João Belarmino nasceu como Liceu de Artes e Ofícios de Amparo, em 28 de setembro de 1911. Seu patrono, o coronel João Belarmino Ferreira de Camargo, foi presidente da Câmara municipal. Seu filho João Belarmino de Camargo Júnio, professor de aritmética e geometria, foi diretor da unidade em 1917, sucedendo o coronel Luciano José Almeida Valim.

Em 1994, a Etec passou a ser administrada pelo Centro Paula Souza.