Etec Carlos de Campos leva trabalhos para congresso nos EUA

Dois trabalhos de alunos do curso técnico em Nutrição e Dietética da Escola Técnica Estadual (Etec) Carlos de Campos, de São Paulo, irão participar do principal congresso de nutrição no mundo, o Food & Nutrition  Conference […]

7 de maio de 2013 5:56 pm Institucional

Alunas da Etec Carlos de Campos e orientadora Aparecida Oliveira, ao centro, comemoram resultados em congresso internacional. / Foto – Divulgação.

Dois trabalhos de alunos do curso técnico em Nutrição e Dietética da Escola Técnica Estadual (Etec) Carlos de Campos, de São Paulo, irão participar do principal congresso de nutrição no mundo, o Food & Nutrition  Conference & Expo 2013, que será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro, em Houston, no Texas, Estados Unidos.

Serão apresentados os projetos Biscoitos recheados fortificados com ferro: uma proposta brasileira de intervenção nutricional, de autoria das estudantes Giovana Fernanda Ricciarelli, Heloísa Jacobina e Letícia Azevedo, e Comfort foods brasileiros: uma nova estratégia nutricional para pacientes oncológicos sob cuidados paliativos, desenvolvido por Caroline de Freitas Pinto, Cleber Batista Silva, Felipe Gomes, Grace Kelly da Silva Pinto, Mariana Rodrigues de Sousa e Mariane Ferreira dos Santos.

A ideia de enviar os trabalhos para avaliação do comitê da Academy of Nutrition and Dietetics (ex- American Dietetic Association), organizadora do evento, foi da professora orientadora do curso de Nutrição e Dietética, Aparecida de Oliveira. “O modo como os alunos se dedicaram e desenvolveram os dois projetos mostrou que eram iniciativas que faziam a diferença e poderiam ser compartilhadas com outros profissionais, por isso os inscrevemos”, conta Aparecida.

Giovana Ricciarelli, 16 anos, é uma das autoras do projeto sobre os biscoitos fortificados com ferro. Ela conta que o trabalho surgiu a partir de um estudo feito ainda no primeiro semestre de aula sobre nutrição infantil. “Fazendo pesquisas, percebemos que o ferro é uma substância que ainda falta na alimentação das crianças e como o biscoito é muito consumido nessa fase, então resolvemos juntar as duas coisas”.

A notícia da participação no congresso no Texas ampliou as perspectivas das estudantes. “Ter um projeto selecionado para o congresso já é uma experiência única, que vai trazer boas coisas tanto pessoal quanto profissionalmente. Nosso trabalho, agora, é buscar recursos para viajarmos e apresentar a pesquisa pessoalmente”, ressalta Giovana.

Biscoitos
Os biscoitos recheados fortificados com ferro foram desenvolvidos com o intuito de suprir em crianças a quantidade necessária da substância presente no organismo. A pesquisa resultou no uso de fígado bovino, como fonte de ferro, para fortificação de alimentos apreciados por crianças na fase pré-escolar. O trabalho foi apresentado na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Fetesp) 2012 e na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) 2013.

Gosto de infância
Os alimentos chamados de comfort foods são aqueles que trazem um forte simbolismo de afeto, segurança e conforto associado à infância. Pacientes oncológicos que necessitam de reabilitação nutricional podem se beneficiar com este tipo de alimento. Os estudantes desenvolveram um cardápio, dentro de uma estratégia nutricional, que visasse também amenizar parte de suas necessidades psicológicas.  O objetivo do trabalho foi proporcionar um bem-estar psicológico para minimizar os efeitos produzidos pelo câncer.

Compartilhe


Veja também