Etec Bento Quirino inaugura sala de streaming

Resultado de parceria com empresa norte-americana, espaço permite produção de programas de TV e gravações de podcasts com profissionais do mercado de trabalho

29 de dezembro de 2023 10:09 am Institucional

Nova sala conta com recursos para produção de programas e também pode auxiliar no dia a dia de alunos e professores | Foto: Divulgação

Na Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, em Campinas, o ano de 2023 termina com um presente para professores e alunos: uma sala de streaming para produção de podcasts, programas de televisão, vídeos, aulas e outras iniciativas. “A ideia é trazer cada vez mais complementos aos conteúdos que elaboramos nos cursos, contando com a participação de profissionais atuantes no mercado”, conta o diretor da unidade, Luis Eduardo Fernandes Gonzalez.

A sala é resultado de um aporte da Caterpillar, multinacional especializada na fabricação de motores, máquinas e veículos pesados. A unidade já conta com a parceria do Instituto Social Sotreq (iSSO), pertencente a um braço da empresa no Brasil, desde 2009, quando o Centro Paula Souza (CPS) criou o curso de Manutenção de Equipamentos Fora de Estrada. O piloto foi implantado na Etec Bento Quirino, mas o curso, que era bastante específico, não teve continuidade. Mesmo assim, o instituto manteve a parceria, fornecendo recursos financeiros e indicando a escola para um programa da companhia, nos Estados Unidos, que custeia projetos fora do país.

De acordo com o programa, a verba disponibilizada pela iSSO é replicada pela sede americana. Para conseguir o aporte, a Etec precisava submeter um projeto. Começava a nascer a sala de streaming.

Selo de idoneidade

Todo o processo levou mais de dois anos para se concretizar. Somente empresas com o selo CAF Internacional, que atesta a idoneidade, podem submeter projetos. A obtenção do selo exigiu uma série longa de pré-requisitos, mas o esforço valeu a pena. Assim que saiu a aprovação, o diretor Gonzalez e o servidor Daniel Vinícius de Toledo se dispuseram a delinear o projeto da sala, que seria útil desde a realização de grandes programas até o dia a dia das aulas. Enviada à matriz, a ideia foi aceita e o recurso liberado para a Associação de Pais e Mestres (APM) da unidade.

Neste mês de dezembro, o último cabo foi conectado. A Etec Bento Quirino pôde adquirir todo o equipamento necessário para o funcionamento do espaço: câmeras e acessórios, computador para edição de áudio e vídeo, equipamentos de som e de iluminação, microfones e ar-condicionado, além do mobiliário – cadeiras, poltronas e bancada para podcasts.

A sala de streaming foi instalada em um espaço recém-desocupado da unidade. Os alunos já começam a pensar, entre outras possibilidades, nos programas para a TV, batizada de TV Bentão. “Estamos na fase de prestação de contas, o que inclui comprovação de gastos e fotos da sala; tudo para que a gente tenha condições de continuar com o selo e com a parceria em 2024”, conclui o diretor.

Compartilhe


Veja também