Projeto pioneiro para o setor vitivinícola paulista prevê instalação de variedades de uvas italianas de ciclo curto, cuja produção estará pronta para colheita em 2026
Projeto pioneiro coloca Etec à frente da cadeia produtiva da uva e do vinho paulista | Foto: Divulgação
Alunos do curso técnico em Viticultura e Enologia da Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, de Jundiaí, foram responsáveis pelo planejamento, preparo de solo e plantio de 210 mudas de Tocai Rosso, originárias da Itália. A ação marca a implantação do Vinhedo Itália na unidade e faz parte da comemoração aos 150 anos de imigração italiana no Brasil.
Resultado de uma parceria da Etec com o Instituto de Viticultura e Enologia ISISS G.B. Cerletti de Conegliano e o Viveiro VCR de Rauscedo, a iniciativa conta com apoio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). A previsão de colheita é para daqui a dois anos.
“Através da ISISS G.B. Cerletti surgiu o vínculo com o Viveiro VCR de Raucedo, um dos primeiros viveiros de mudas de uvas do mundo. Com esse projeto, implantamos na Etec um Vinheiro Experimental, com variedades de uvas viníferas de ciclo curto”, comenta o professor responsável pelo projeto, Eduardo Alvarez.
O projeto prevê a instalação de diversas variedades de uvas italianas de ciclo curto, testando a adaptação da fruta e o potencial de vinificação em solos brasileiros. Além da Tocai Rosso, estão previstas para 2025 as plantações de mudas de Croatina e Corvina, que também são tintas, e Durella, Malvasia del Lazio e Vermentino, que são brancas.
“Este é um projeto pioneiro para o setor vitivinícola paulista. Além de testar a adaptação das variedades, será avaliado o potencial de garrafas das uvas, possibilitando vinhos e cortes para um produto diferenciado em nosso Estado”, pontua Alvarez.
A expectativa da Etec é desenvolver tecnologia na produção de novos vinhos para o mercado testados para o terroir (extensão de terra cultivada) paulista, trazendo novas opções para os vitivinicultores. Hoje, o viveiro experimental da unidade conta com uvas labruscas para produção de sucos como Bordo, Isabel, Vitória e Niagara e as uvas viníferas para elaboração Sauvignon Blanc, Cabernet Franc, Merlot e Syrah.
Visita ao CPS
O diretor-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Clóvis Dias, e o vice, Maycon Geres, receberam, na Administração Central da instituição, na Capital, uma comitiva de representantes e incentivadores do curso de Viticultura. Estiveram presentes Eduardo Alvarez; Adilson Amatto, responsável pelo projeto dos vinhedos; Veronica Pavan e Esmeralda Serpa, responsáveis pelos currículos do curso técnico de Viticultura e Enologia; Fabiana Lourençon Moraes, diretora da Etec; Paola Tedeschi, diretora do Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif) no Brasil; e os assessores do deputado estadual Lucas Bove, Luan Viana e Eduardo Soares de Camargo.