Etec apresenta coleção que usa jeans reciclados de forma criativa

Projeto Moda Sustentável é desenvolvido por estudantes da Etec José Rocha Mendes, a partir de peças de roupas doadas; neste ano, a artista mexicana Frida Kahlo serviu de inspiração

5 de junho de 2019 9:03 am Etec

Algumas das peças da coleção de 2019, que foi inspirada na artista mexicana Frida Kahlo | Fotos: Divulgação

O jeans é uma peça coringa dos guarda-roupas. Motivados por essa versatilidade, os alunos do curso técnico de Modelagem do Vestuário da Escola Técnica Estadual (Etec) José Rocha Mendes criaram o projeto Moda Sustentável, que transforma peças de jeans usados em matéria-prima para produção de novas coleções.

Para o coordenador da iniciativa, Vagner Carvalheiro, essa ação mobiliza muito a comunidade escolar, que contribui doando as peças. “O projeto cresceu com o engajamento de alunos, funcionários e famílias, que contribuem porque estão conscientes do valor da reciclagem do jeans para reduzir o impacto ambiental que essa cadeia de produção gera,” afirma.  

Segundo a Organização Water Footprint, a produção de uma única calça jeans consome aproximadamente 5 mil litros de água. Além disso, o jeans é um dos vilões do fenômeno fast fashion, responsável pelo descarte de cerca de 170 mil toneladas de peças da indústria têxtil por ano.  

O projeto Moda Sustentável foi desenvolvido a partir de práticas de reciclagem e economia criativa. Depois de arrecadar as peças, os alunos arregaçam as mangas e partem para criação. A coleção deste ano é inspirada na artista mexicana Frida Kahlo, seguindo os temas dos outros anos que se basearam também em vanguardas artísticas.  

A coleção Moda Sustentável de 2019 será apresentada no Desafio de Moda & Craft, previsto para ser realizado no São Paulo Expo, em agosto. No final do ano, o grupo participa também da Patch Art – feira de Pachwork e Artesanato. O professor Carvalheiro ressalta que esse tipo de evento contribui para a formação profissional dos alunos porque é uma oportunidade de estabelecer contato com clientes, estilistas e designers.

A turma do Moda Sustentável participou também do Desafio Fashion Paper Craf, realizado em maio. Os alunos foram desafiados a criar trajes em papel inspirados no trabalho da estilista brasileira Zuzu Angel, um dos ícones da moda no Brasil nos anos 70. A dupla vencedora ganhou máquinas de costura.

Compartilhe


Veja também