Estudantes têm novas opções em Cursos Superiores nas Fatecs

Gestão de Empreendimentos Gastronômicos e Gestão de Logística Integrada têm oferta de vagas no Vestibular das Faculdades de Tecnologia para turmas com início no primeiro semestre de 2023

12 de dezembro de 2022 8:24 am Vestibular

Cursos podem ser escolhidos no processo seletivo que está em andamento; inscrições vão até 15 de dezembro | Foto: Gastão Guedes

Alinhado às evoluções do mundo do trabalho e focado em qualificar profissionais para atender às demandas do setor produtivo com excelência, o Centro Paula Souza (CPS) apresenta duas novas opções de graduação superior tecnológica no Vestibular das Faculdades de Tecnologia Estaduais (Fatecs) para o primeiro semestre de 2023: Gestão de Empreendimentos Gastronômicos disponível para as Fatecs São Paulo, na Capital (40 vagas/tarde), e São Roque (30 vagas/manhã), e Gestão de Logística Integrada, com 40 vagas respectivamente para os períodos da manhã e da noite na Fatec Jundiaí.

Os cursos estão entre as mais de 80 opções abertas para candidatos ao processo seletivo das Fatecs que está em andamento. Para participar, é preciso realizar a inscrição até as 15 horas do dia 15 de dezembro, pela internet, e pagar a taxa de R$ 91. O exame será aplicado no dia 8 de janeiro de 2023.

Alimentos e bebidas

O curso Gestão de Empreendimentos Gastronômicos é uma oportunidade para quem quer ingressar no setor de food service. O segmento deve apresentar incremento de 10,2% no faturamento neste ano em relação a 2021. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), a expectativa para os próximos dois anos é de total reversão das perdas registradas durante a pandemia.

O mercado em constante ascensão exige profissionais especializados em todos os processos que envolvem o setor, e o profissional graduado em Gestão de Empreendimentos Gastronômicos estará pronto para este desafio.

O curso do eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer tem duração de seis semestres. Disciplinas de gestão e negócios, gastronomia e turismo, planejamento e organização de eventos gastronômicos, tendências mercadológicas e o estudo dos idiomas inglês e espanhol durante todo o curso, fazem parte do componente curricular.

Segundo a Coordenadora de Projetos do eixo, Renata Cardias Kawaguchi, a falta de formação especializada em gestão no setor está diretamente relacionada ao fracasso de inúmeros empreendimentos no ramo de alimentação. “Entendemos que no mercado de alimentos não basta saber elaborar um prato com qualidade”, afirma. “É preciso preparar profissionais para atuar em todas as etapas do processo que envolvem a produção e operação.”

Quem se graduar neste curso, poderá trabalhar em vários estabelecimentos de alimentação e hospitalidade. Poderá ser responsável por atividades de planejamento, organização, execução, gestão de serviços e gerenciamento e inovação de negócios e serviços no setor de gastronomia.

Processos Logísticos

Num mundo em que compra online está incorporado ao dia a dia do consumidor, a requalificação de componentes curriculares para atender às evoluções do mercado foi a motivação para a oferta do novo Curso Superior Tecnológico em Gestão de Logística Integrada. A graduação é um dos braços da Logística, setor responsável por transportar, armazenar e entregar produtos ou serviços.

O foco curso é oferecer mais eficiência nos processos logísticos por meio de técnicas modernas e ferramentas de TI, principalmente para os setores de transporte e distribuição de carga. O curso leva em conta a tendência de consumo pelos e-commerce e o fato de a Fatec Jundiaí estar localizada em um dos principais polos logísticos do país.

O curso terá apoio de uma empresa que é referência no mercado global de logística, e contará com a parceria para capacitações dos professores, apresentações, capacitações e visitas técnicas aos alunos. “A empresa disponibiliza ferramentas, mentorias e suporte para a formação dos alunos, alinhadas a situações reais do mercado, o que enriquece o aprendizado de sala de aula”, explica o diretor da unidade, Francesco Bordignon. “O aluno tem uma formação completa, além da parte teoria e prática, em situações reais do mercado.”

Outro atrativo segundo o diretor, é a concentração de empresas de grande porte na região que favorece a empregabilidade e as oportunidades de um plano de carreira globalizado. “O curso está atualizado para que os alunos tenham uma vivência de mercado completa e maior ampliação das chances de colocação profissional.”

A graduação de seis semestres formará profissionais focados no desenvolvimento de novos projetos, preparado para tomada de decisões e com perfil de liderança. “O curso vai oferecer o acesso às tecnologias digitais mais atualizadas e sofisticadas para esses estudantes”, completa o diretor. Uma live de apresentação da graduação superior tecnologia em Gestão de Logística Integrada foi realizada pela Fatec Jundiaí. O material pode ser conferido acessando aqui.

O calendário completo, os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site www.vestibularfatec.com.br. O detalhamento do processo seletivo pode ser lido na Portaria.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.