Estudantes do CPS podem se inscrever para bolsas na Espanha

Podem se inscrever egressos de Etecs e estudantes matriculados no último semestre das Fatecs; prazo para se candidatar vai até a próxima terça-feira, 28 de março

24 de março de 2023 12:42 pm Internacional

Programa Atração de Talentos oferece bolsas de estudos na Universidad de Jaén, na Espanha I Foto: Universidad de Jaén

Ex-alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro Paula Souza (CPS) têm até o dia 28 de março para se inscreverem na pré-seleção do Programa Atração de Talentos da Universidad de Jaén, na Espanha.

Em parceria com a Consejería de Educación de La Embajada de España en Brasil, será oferecida uma bolsa de estudos para os egressos de Etecs que concluíram o Ensino Médio ou Médio Integrado ao Técnico nos anos de 2021 e 2022, para realização de curso de graduação na área de Engenharia, com início previsto para o mês de setembro de 2023 e término em julho de 2027. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário indicado no edital.

Para as Fatecs, é ofertada uma bolsa de mestrado para alunos matriculados no último semestre de qualquer curso superior de tecnologia. Os cursos oferecidos são nas áreas de Engenharia, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanidades e a previsão de início das aulas é setembro de 2023. É necessário se inscrever no site da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) e preencher o formulário indicado no edital.

A divulgação dos escolhidos pela pré-seleção está prevista para ocorrer a partir do dia 30 de março. Já os resultados definitivos estarão disponíveis no dia 5 de maio. Dúvidas de estudantes podem ser enviadas para o e-mail mobilidade.arinter@cps.sp.gov.br.

De Americana para Jaén

Contemplado pelo programa com uma bolsa de estudo de mestrado na Universidad de Jaén, o ex-aluno do curso superior de tecnologia em Jogos Digitais da Fatec Americana, Gabriel Nalin Gibin, desembarcou na Espanha em setembro de 2022 e relata como está sendo desde a sua chegada: “Minha experiência está sendo maravilhosa, estou visitando lugares que jamais imaginei que iria conhecer”.

Gabriel está cursando Estudos Avançados em Patrimônio Cultural: História, Arte e Território. Ele comenta que viajou com conhecimento básico de espanhol e, ao longo dos meses, está melhorando o seu entendimento, escrita e conversação. “O curso é incrível. Cheguei com um espanhol engraçado, que aprendi em dois meses utilizando aplicativos de idiomas. A minha bolsa na universidade oferece também curso de idioma para estrangeiros.”

Em breve, ele deve ingressar no mercado de trabalho da Espanha para cumprir as práticas exigidas para a conclusão do curso. No término do mestrado, o estudante deseja retornar ao Brasil e brinca que está morrendo de saudades da gastronomia do País “Aqui não tem pastel, caldo de cana nem coxinha. Sou taurino, preciso de uma feijoada.”