Estudantes de Eventos da Fatec Ipiranga homenageiam tropeiros

A atração principal do sábado será o feijão tropeiro, feito com carne seca, linguiça, torresmo frito e farinha de milho, entre outros ingredientes; entrada é gratuita

26 de maio de 2023 10:39 am Eventos

Evento gratuito contará com comidas típicas, artesanato, apresentações musicais e outras atrações l Foto: Divulgação

O sábado (27) na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) do Ipiranga, localizada na zona sul da Capital, será dedicado à cultura dos tropeiros. A partir das 11 horas, o evento contará com comidas típicas, artesanato, apresentações musicais e outras atrações – a entrada é gratuita.

No Estado de São Paulo, o Dia do Tropeiro é comemorado em 22 de maio. Os tropeiros foram responsáveis por comercializar mercadorias e animais entre o Sul e a região central do país, viajando em mulas e cavalos, principalmente entre os séculos 17 e 18.

A necessidade de paradas, por vezes longas para esperar que as chuvas cessassem e o nível das águas dos rios baixasse, previa descanso e alimentação para comerciantes e animais. Desta forma foram se formando povoados e cidades que existem até hoje com influência da cultura dos tropeiros, na culinária e no vocabulário, por exemplo.

A homenagem aos tropeiros foi organizada pelos estudantes do terceiro e quarto semestres do curso superior de tecnologia em Eventos. A atração principal do sábado será o feijão tropeiro, cuja receita original inclui carne seca, linguiça, torresmo frito e farinha de milho, entre outros ingredientes.

“É uma oportunidade de fazer o resgate de tradições e do patrimônio do próprio bairro do Ipiranga, que era rota de tropeiros”, explica o coordenador do curso de Eventos, Marco Júlio. “Os alunos se dividiram em equipes de marketing, administração, cerimonial, alimentos e bebidas, ambientação, hospitalidade e técnica.”

Vestibular

Eventos é um dos 91 cursos superiores de tecnologia oferecidos pelas Fatecs em todas as regiões do Estado, no Vestibular para o segundo semestre de 2023. Além da Fatec do Ipiranga, a graduação é oferecida nas unidades localizadas nos seguintes municípios: Barueri, Cruzeiro, Itu, Jundiaí e Presidente Prudente.

A Fatec do Ipiranga também oferece Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Big Data para Negócios, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Empresarial (EaD). Ao todo, são 320 vagas na unidade.

O processo seletivo está com inscrições abertas até 15 horas de 2 de junho, pelo site vestibularfatec.com.br, onde também é possível consultar cursos e vagas oferecidas em cada uma das Fatecs do Estado.

Dia do Tropeiro
Local: