Estudantes da Etec de São Vicente vencem competição literária

Realizado pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, Concurso Lembranças da Leitura reúne textos de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio da rede pública

3 de abril de 2023 11:03 am Etec, Institucional

A partir da esquerda: a diretora da Etec, Ieda Couto; alunas Beatriz, Isabelly, professora Denise e Sofia l Foto: Helena Turcato

Três alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) Drª Ruth Cardoso, localizada em São Vicente, na Baixada Santista, estão entre os vencedores da terceira edição do Concurso Lembranças da Leitura, realizado pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial. Com o texto Conexão e imaginação, Sofia Teixeira, Isabelly Mendonça e Beatriz Ferreira conquistaram o terceiro lugar na categoria texto coletivo – confira a lista de premiados.

A competição analisou 829 textos de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas dos estados de São Paulo e Ceará, que participam do Programa Círculos de Leitura. Em suas respectivas unidades de ensino, divididos em grupos, os alunos leem em voz alta trechos de clássicos da literatura brasileira e mundial. Os textos selecionados para o Concurso Lembranças da Leitura são produtos dessa experiência. O livro trabalhado no segundo semestre de 2022 foi Kouros, do escritor grego Nikos Kazantzákis.

“Essa atividade contribui consideravelmente para o desenvolvimento das habilidades cognitivas de leitura, escrita e expressão oral, bem como para desenvolver competências socioemocionais e o protagonismo juvenil”, afirma a professora de língua portuguesa da Etec de São Vicente, Denise Oliveira.

No ano passado, 266 estudantes de 22 Etecs participaram do Programa Círculos de Leitura. No Centro Paula Souza (CPS), a atividade é acompanhada pela Área de Gestão Pedagógica (Geped) do Grupo de Supervisão Educacional (GSE), vinculado à Unidade de Ensino Médio e Técnico (Cetec).

Conheça o texto das estudantes da Etec Drª Ruth Cardoso, que será publicado em livro junto aos demais 14 vencedores:

Conexão e Imaginação

Na sala, com as cadeiras juntas formando um círculo, a leitura compartilhada acende a escuta ativa e propaga a partilha de forma instantânea. Encenar a coragem e o orgulho de Teseu e Ariadne traz a história de maneira envolvente, fazendo com que a imaginação flua entre os membros do círculo, onde cada um transmite uma personagem.

O círculo nos permite uma verdadeira apreciação de simples ações do cotidiano que, muitas vezes, são atropeladas pela correria do dia a dia barulhento, não permitindo a conexão com o som do universo – como citado em Kouros, de Nikos Kazantzákis – e a conexão com nós mesmos.

Além disso, reservar um pouquinho do nosso tempo para ouvir, falar, discutir e compartilhar opiniões e pensamentos com pessoas que ficam, assim como qualquer bom leitor, tão absortas e encantadas com uma história, é interessante e único. O Círculo proporciona momentos como esse e, agora, com um livro baseado em uma cultura tão multíplice e misteriosa, fica cada vez mais estimulante desvendar capítulo por capítulo.