Estudantes da Etec de Monte Mor são destaque em mostra competitiva no Ceará

A segunda Mostra Científica do Cariri (Mocica), realizada em Juazeiro do Norte, recebeu trabalhos de cinco países e diversos estados brasileiros. Além dos prêmios de acordo com a classificação, os alunos ganharam credenciamento para competições internacionais

11 de setembro de 2017 9:00 am Etec

Alunas da Etec Monte Mor desenvolveram aplicativo para consultas sobre medicamentos alternativos | Crédito: Divulgação

Três projetos desenvolvidos por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) de Monte Mor se destacaram na 2ª Mostra Científica do Cariri (Mocica), realizada no campus de Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará. O evento recebeu trabalhos de cinco países e diversos estados brasileiros. Além dos prêmios de acordo com classificação na mostra competitiva, os alunos ganharam credenciamento para outras competições internacionais.

O Sistema de agendamento para atendimento médico (SusCom) foi destaque na categoria Empreendedorismo e se classificou para Feria de Proyectos 2018 (Fepro), em Puebla, no México. Aplicativo para consultas sobre medicamentos alternativos baseados em plantas medicinais, o Vô-On, conquistou a vaga para a Expo Milset Brasil, em Fortaleza (CE), pela categoria Saúde. Por se destacar na categoria Tecnologia Assistiva, o IDTracker, uma pulseira que rastreia pacientes com deficiências intelectuais, foi classificado para a Mostratec, em Novo Hamburgo (RS).

Os alunos da Etec que desenvolveram os projetos são do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio e foram orientados pelos professores Fabiano Zuin e Priscila Martins.

Febic

Entre os dias 3 e 6 de outubro, a Etec de Monte Mor vai levar também nove projetos de seus estudantes para a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), em Jaraguá do Sul (SC). Promovida pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (Ibic), a competição apresenta mais de 150 trabalhos desenvolvidos por alunos dos Ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Superior de todo País. A relação oficial dos finalistas está na internet.

Em 2016, o projeto Água à vista – sistema de monitoramento de enchentes, desenvolvido por estudantes do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio da Etec, foi um dos premiados na mostra.