Estudantes da Etec de Guarujá criam projeto de moda sustentável

Jornais, sacos de plástico, fita adesiva, caixas de suco e outros produtos que seriam descartados deram lugar a novo conceito de roupas únicas e sustentáveis

14 de novembro de 2023 2:55 pm Etec

Peças foram apresentadas para comunidade acadêmica durante a Feira do Conhecimento, realizada na própria Etec | Foto: Divulgação

Materiais que seriam descartados no meio ambiente ganharam um novo significado a partir de um projeto de moda sustentável elaborado por um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Alberto Santos Dumont, de Guarujá. Conscientes da necessidade de estimular padrões de consumo e de produção responsáveis, conforme o 12º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), os jovens transformaram jornais, sacos de lixo, fita adesiva, papelão, retalhos de embalagem Tetra Pak, papel sulfite usada, e outros produtos, em peças de roupa.

As alunas Leticia Lisboa dos Santos e Mylena Aparecida da Silva Jorge, da terceira série do Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciência Humanas e Sociais, foram as responsáveis pela criação dos croquis – desenhos básicos feitos à mão que expressam as principais ideias do estilista para confecção das peças. “Somos apaixonadas por moda e por produções cinematográficas, usamos esse ponto como inspiração. Foi nos croquis que pudemos colocar toda nossa criatividade, criando roupas únicas e sustentáveis”, conta Letícia.

“Cada croqui exigia material e formato diferente. As roupas não foram costuradas. Então, nossas técnicas incluíram pintura dos materiais, colagens, dobraduras e recortes”, pontua Mylena.

Alunos conscientes

A professora de Estudos Avançados em Linguagens, Ciência Humanas e Sociais da Etec, Fabiana Oliveira, acredita que a conscientização é o melhor caminho para alcançar os objetivos de sustentabilidade. “Uma pessoa consciente de suas atitudes pode transformar seu entorno e multiplicar as boas práticas”. Para dar andamento ao projeto, Fabiana contou com o apoio da professora de Mediação e Intervenção Sociocultural, Renata Amorim.

“Após a escolha do projeto, foram dois meses e meio de muito trabalho. A cada prova de figurino, percebíamos ajustes e mais ajustes. Tudo foi feito em uma grande parceria. As alunas responsáveis pelos croquis apresentavam o desenho para a votação na sala. Todos estavam realmente motivados para desenvolver as peças”, lembra Renata.

As peças foram apresentadas para a comunidade acadêmica na Feira do Conhecimento, realizada na própria Etec, no mês de outubro. “Foi um projeto incrível e inspirador! Ouvir cada aplauso e o apoio do público nos deu uma sensação de dever cumprido. Nosso esforço valeu a pena. Nos unimos para vestir uma ideia sustentável e criamos algo lindo que nunca será esquecido”, finaliza Letícia.

Confira imagens do desfile:

Fotos: Divulgação

Compartilhe


Veja também