Estudantes da Etec de Cajamar criam agência de marketing

Além de conciliar teoria de sala de aula com práticas do mercado de trabalho, atividade visa auxiliar no marketing institucional da unidade, com diversas ações integradas

4 de agosto de 2023 10:16 am Projetos

Parte da equipe da “Perdidos no Marketing”, agência da Etec Gino Rezaghi; atividade envolve mais de 50 alunos l Foto: Divulgação

Conciliar a teoria de sala de aula com as práticas do mercado de trabalho, além de auxiliar no marketing institucional da Escola Técnica Estadual (Etec) Gino Rezaghi. Esse foi o objetivo de um professor e de alunos da unidade localizada em Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo, ao criarem a agência de marketing da escola.

Ao todo, mais de 50 estudantes do Ensino Médio com Habilitação Técnica em Marketing e do Ensino Médio com qualificação profissional de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Finanças e Auxiliar de Marketing e Comercial participam da atividade.

Para divulgar ações e eventos da Etec, como o processo seletivo, a agência Perdidos no Marketing desempenha funções como campanhas publicitárias em escolas e empresas, criação de vídeos institucionais, cobertura de eventos, design gráfico e administração de redes sociais, além da Folha Gino, o jornal da escola. Confira mais informações no site.

“A agência está ajudando os alunos a desenvolverem muitos comportamentos interessantes, principalmente o trabalho em equipe”, avalia o professor e criador da Perdidos no Marketing Renê Etsuo Kakatayose. “A atividade só funciona porque os estudantes estão muito bem integrados, coesos nas estratégias e ações que criam.”

Os integrantes da agência são voluntários. As funções de cada um são escolhidas de acordo com a habilidade ou afinidade. As ações previstas para os próximos meses são definidas e planejadas durante as reuniões semanais. Com o cronograma pronto, os alunos coordenadores distribuem as tarefas para os colegas e acompanham o desempenho de suas respectivas equipes.

“Eles começam a ter esse senso de responsabilidade, de ajudar um ao outro, mas também de cobrar, separando as amizades das obrigações. Dessa forma eles vão construindo habilidades exigidas no ambiente profissional dentro da escola”, afirma Kakatayose.

“Tudo que vemos em sala de aula, as teorias, as ferramentas do marketing, nós colocamos em prática na agência”, diz a aluna Natalia dos Santos, gerente geral da Perdidos no Marketing. “Com esse trabalho nos aperfeiçoamos no desenvolvimento de propagandas e criação.”

Compartilhe


Veja também