Filtro de Daltonismo

Estudantes criam vila natalina automatizada em Etec de Franca

Jovens da Etec Dr. Júlio Cardoso colocaram em prática o aprendizado das aulas em uma vila de Natal; sensores de automação e Arduino deram vida ao brinquedo

24 de dezembro de 2024 10:19 am Etec, Institucional

Com um comando de voz, a vila se põe em movimento, da estação de trem à fábrica de brinquedos | Foto: Divulgação

Aliar a prática ao aprendizado teórico, uma dinâmica própria das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), resultou em uma vila natalina totalmente automatizada na Etec Dr. Júlio Cardoso, de Franca. A ideia nasceu no componente curricular sistemas embarcados, que trabalha com programação de circuitos elétricos, na terceira série do Ensino Médio integrado ao técnico em Desenvolvimento de Sistemas.

“Me pareceu que o conteúdo da matéria ficava mais subentendido do que realmente explicitado para os estudantes”, conta Gustavo Miranda, coordenador do projeto. Há dois anos, o professor propôs esse trabalho mais mão na massa, que se tornou um bom ensaio para a vila natalina deste ano.

A proposta surgiu para os alunos em setembro. “Durante mais de dois meses, os estudantes desenvolveram o projeto, que envolveu maquetes automatizadas com o uso de sistemas embarcados avançados”, diz o professor.  Leds, motores, dez controladores Arduino, uma bomba de água e sensores de automação resultaram em uma vila com a fábrica de brinquedos do Papai Noel, praça, igreja, estação de trem, sala natalina dentro de um aparelho de TV e globo de neve.  

A pipoqueira foi o primeiro trabalho, realizado em conjunto por Gustavo Miranda e os seis grupos de estudantes, cada um responsável por um brinquedo da vila, integrada pelos comandos de voz da Alexa. O entusiasmo já contagia os alunos do segundo ano, que assumirão o projeto em 2025. “Está acontecendo uma competição informal”, comenta o professor. Para o ano que vem já surgiram ideias, de uma vila de halloween, a um parque com montanha russa.

Compartilhe


Veja também