Governo amplia acesso à Educação Profissional com Etec em Cravinhos

Estado investiu R$ 11.4 milhões na construção do prédio da unidade, em terreno cedido pela prefeitura; Etec oferece cursos técnicos e integrados de Administração e Logística

18 de abril de 2024 3:26 pm Governo

Ao fundo, Vahan Agopyan, Tarcísio de Freitas e Laura Laganá, com estudantes da Etec de Cravinhos l Foto: Célio Messias/GovernoSP

O governador Tarcísio de Freitas inaugurou nesta quinta-feira (18) a Escola Técnica Estadual (Etec) de Cravinhos, localizada na região de Ribeirão Preto. Participaram do evento o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, entre outras autoridades.

“Quando a gente pega os países mais bem sucedidos do mundo, são aqueles que têm 50% dos jovens saindo do ensino profissionalizante. E a nossa ideia é chegar nesse patamar”, afirmou Tarcísio. “Dar um ensino profissionalizante conjugado com o Ensino Médio de qualidade de maneira que a gente dê opções a esse jovem. A opção do Ensino Superior, da faculdade ou do mercado de trabalho. E aí a gente torna esse jovem mais forte e mais preparado para o que virá, e dessa forma ajuda o Estado”, acrescentou.

O investimento do Estado foi de R$ 11,4 milhões para a construção da sede da unidade, em terreno cedido pela prefeitura. Dividido em dois blocos, o prédio abriga salas de aula, seis laboratórios de informática e um de biologia, biblioteca, auditório com capacidade para 80 pessoas, sala de integração criativa com espaço maker e salas administrativas. A unidade conta também com quadra poliesportiva coberta, acessibilidade por meio de elevadores e sanitários adaptados.

Criada pelo governador Tarcísio em agosto de 2023, a Etec de Cravinhos iniciou as atividades neste primeiro semestre – com a nova unidade, o CPS passou a administrar 228 Etecs. Atualmente, a escola contabiliza 157 alunos matriculados nos cursos técnicos de Administração e Logística e no Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração e Logística.

“A chegada da Etec em Cravinhos ocorre em um momento muito oportuno, em que a região vivencia um processo de transformação. Existe um horizonte repleto de oportunidades para quem quer empreender ou seguir carreira nas áreas técnicas de Administração e Logística, oferecidas pela unidade”, afirmou Laura Laganá.

Além da Etec de Cravinhos, a região de Ribeirão Preto conta com oferta de Ensino Técnico e integrado nas Escolas Técnicas Bento Carlos Botelho do Amaral (Guariba), Alcides Cestari (Monte Alto), José Martimiano da Silva (Ribeirão Preto), de Santa Rosa de Viterbo, Prof. Francisco dos Santos (São Simão) e Angelo Cavalheiro (Serrana).

A educação profissional do CPS também se faz presente na região por meio das classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec) localizadas em 16 municípios: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cajuru, Dumont, Guariba, Jaboticabal, Jardinópolis, Monte Alto, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santo Antonio da Alegria, São Simão, Serrana e Sertãozinho.

Veja aqui mais fotos da inauguração.

Vestibulinho

O CPS, autarquia do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que administra as Etecs e as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), está com inscrições abertas para o Vestibulinho do segundo semestre das Escolas Técnicas. Os interessados podem fazer a inscrição até 9 de maio, pela internet. A prova será aplicada no dia 9 de junho, às 13h30.

Ao todo, são oferecidas 41.790 vagas gratuitas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, distribuídas entre as unidades do Estado. Esse número inclui 1.030 vagas para as unidades da Região de Ribeirão Preto. A relação completa de cursos, vagas e unidades está disponível no site vestibulinhoetec.com.br.