Estado firma parceria com Instituto Proa para Novotec

Iniciativa oferecerá atividades voltadas ao aperfeiçoamento das competências socioemocionais dos alunos do programa com foco na construção de seus projetos de vida e de empregabilidade

6 de fevereiro de 2020 5:21 pm Institucional, Qualificação Profissional

A aplicação da prova nas unidades do CPS começou no dia 3 e será concluída na sexta-feira (12) | Foto: Gastão Guedes

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e o Centro Paula Souza (CPS) celebraram uma parceria com o Instituto Proa para incluir na grade do programa Novotec Expresso atividades voltadas ao aperfeiçoamento das competências socioemocionais dos jovens com foco na construção de seus projetos de vida e de empregabilidade.

A novidade terá início com um projeto piloto neste primeiro semestre de 2020 em turmas dos cursos de Auxiliar de Logística, Técnicas de Vendas e Gestão de Pequenos Negócios, em unidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Entre os conteúdos abordados estão autoconhecimento, valores pessoais, propósito de vida, dicas de empregabilidade e processo seletivo, empreendedorismo, uso de redes sociais, gestão de imagem, de tempo e de finanças, além de temas conectados com a realidade dos jovens da geração Z.

Novotec Expresso

Oferecido pela SDE em parceria com o CPS, o programa Novotec Expresso está com as inscrições abertas até o próximo domingo (9) para 31 cursos gratuitos de qualificação profissional. Os interessados devem se inscrever pelo site www.novotec.sp.gov.br.

A iniciativa tem como objetivo oferecer novas oportunidades de profissionalização para os jovens e aumentar suas chances de empregabilidade em áreas como tecnologia da informação, hotelaria, marketing, gestão e negócios, entre outras. O público-alvo são alunos de Ensino Médio da Secretaria Estadual da Educação. Para o primeiro semestre de 2020 são oferecidas 20,8 mil vagas em cursos rápidos presenciais.

O início das aulas está previsto para março. O critério de seleção priorizará estudantes de escolas que ficam a menos de dois quilômetros do local do curso, além da igualdade de gênero nas turmas. O Novotec Expresso não utiliza o Vestibulinho para seleção. A carga horária é de 200 horas/aula e as atividades serão ministradas em escolas da Secretaria da Educação, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

Os cursos oferecidos pelo Novotec Expresso são Ajudante de Laboratório Químico, Assistente em Banco de Dados, Auxiliar de Logística, Computação na Nuvem, Confeitaria, Criação de Sites e Plataformas Digitais, Desenho no AutoCAD, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Design de Experiência do Usuário, Design de Moda, Edição de Vídeo – Youtuber, Excel Aplicado à Área Administrativa, Gestão de Pequenos Negócios, Gestão de Propriedades Rurais, Horticultor Orgânico, Introdução à Robótica (Programação Arduíno), Marketing Digital, Monitor de Recreação, Monitor de Turismo Corporativo, Monitor de Turismo Cultural, Monitor de Turismo Rural, Montagem e Manutenção de Microcomputadores, Operador de Áudio, Organização de Eventos, Panificação, Práticas de Gestão de Pessoas, Produção Artesanal de Derivados de Leite, Programação Básica para Android, Segurança Cibernética Básica, Suporte a Softwares de Gestão Empresarial e Técnicas de Vendas.