Estado e Prefeitura inauguram nova sede da Fatec Barretos

Com 171 alunos matriculados no curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar, unidade é resultado de parceria entre CPS, Hospital de Amor e Prefeitura de Barretos

8 de dezembro de 2023 4:01 pm Institucional

André do Prado, Laura Laganá, Paula Oliveira Lemos e Vahan Agopyan, durante cerimônia de inauguração da unidade | Foto: Divulgação

Representando o governador Tarcísio de Freitas, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, inaugurou nesta sexta-feira (8), a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Barretos – Professora Édi Salvi Lima. Também participaram do evento o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado; a prefeita de Barretos, Paula Oliveira Lemos; e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá.

Implantada no segundo semestre de 2021, nas instalações do Hospital de Amor, a Fatec mudou para a nova sede, reformada e adequada pela Prefeitura de Barretos, no ano seguinte.

O Governo do Estado ficou responsável pela compra do mobiliário e equipamentos, a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos e sua manutenção. Já ao Centro Paula Souza coube a elaboração do projeto pedagógico do curso, acompanhamento dos processos seletivos e contratação de professores.

Atualmente a Fatec Barretos conta com 171 alunos matriculados no curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar, no período da noite. O processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 oferece 40 vagas para a referida graduação – o prazo para inscrições vai até 12 de dezembro pelo site www.vestibularfatec.com.br.

Estrutura

As instalações físicas da sede da faculdade estão distribuídas em dois blocos, que abrigam cinco salas de aula, três salas administrativas, dois laboratórios de informática, e sala de integração criativa com espaço maker, entre outros ambientes. O prédio oferece condições de acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida por meio de sanitários adaptados, rampas e elevador.

Sobre a patronesse da Fatec

A educadora Édi Salvi Lima nasceu no município de Jaborandi em 1934. Filha de imigrantes italianos, começou a lecionar em uma escola rural de Bebedouro. Posteriormente deu aulas em Barretos.

Casada e mãe de quatro filhos, trabalhou em escolas primárias do Estado onde desenvolveu metodologias próprias de alfabetização. Foi também coordenadora e diretora de escola tornando-se referência na educação local. Faleceu em 8 de março de 2012, aos 78 anos, em Barretos.

Mais CPS em Barretos

Além do Ensino Superior de Tecnologia oferecido pela Fatec, Barretos conta com cursos técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico e Especialização Técnica, por meio da Escola Técnica Estadual (Etec) Coronel Raphael Brandão.

No Vestibulinho para o primeiro semestre de 2024, a unidade disponibilizou 470 vagas, distribuídas entre os cursos técnicos de Enfermagem, Mecânica, Química e Segurança do Trabalho; Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Meio Ambiente, Nutrição e Dietética e Química; além da Especialização Técnica em Urgência e Emergência – APH (Atendimento Pré-Hospitalar).

Uma demonstração do interesse dos jovens pelas habilitações oferecidas é a relação de candidatos por vaga do processo seletivo. Cursos como Nutrição e Dietética (5,95 c/v) e Desenvolvimento de Sistemas (4,30) integrados ao Ensino Médio alcançaram demanda acima da média. Atualmente a Etec conta com 1.451 alunos matriculados.

O município dispõe ainda de quatro classes descentralizadas administradas pela Etec Coronel Raphael Brandão, que funcionam em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc).