Alunos de Ensino Médio da rede estadual podem se inscrever em nove opções de cursos técnicos que serão oferecidos pelo CPS, a partir de 2021, na própria escola em que estudam
Anúncio da expansão do Novotec Integrado foi feito durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes | Foto: Divulgação
*Com informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo
O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (7) a oferta de mais de 23 mil vagas para nove opções de cursos técnicos gratuitos do programa Novotec Integrado, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com o Centro Paula Souza (CPS). As vagas são voltadas a estudantes de escolas da rede estadual da Secretaria da Educação (Seduc) que poderão cursar, a partir de 2021, o Ensino Médio Integrado ao Técnico na sua própria escola e no mesmo turno. As disciplinas básicas serão ministradas por professores da Seduc e a carga horária técnica, por docentes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do CPS, que também é responsável por elaborar os planos de curso.
Estão previstos para receber turmas do programa 241 municípios das 16 regiões administrativas do Estado. “Esses cursos foram escolhidos de acordo com a vocação de cada localidade, contemplando simultaneamente o interesse dos estudantes e as demandas do mercado de trabalho. O Governo de São Paulo assumiu o compromisso de triplicar o número de alunos que cursam o Ensino Médio Integrado a cursos técnicos e os números indicam que vamos cumprir a nossa meta”, disse Doria.
“O currículo integra conteúdos e competências do Ensino Médio e da formação técnica profissional, o que estimula o interesse do aluno, melhora os índices educacionais e aumenta as chances de empregabilidade. Esse é o modelo aplicado nos países desenvolvidos, que têm como foco ampliar a produtividade e a geração de emprego e renda”, destacou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.
As habilitações técnicas oferecidas são Administração, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Contabilidade, Serviços Jurídicos, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet e Guia de Turismo. “Com o Novotec Integrado estamos proporcionando as habilidades práticas e os conhecimentos necessários para dar aos estudantes uma profissão e um futuro melhor”, completou o Governador.
Como fazer a inscrição
Os estudantes do nono ano do Ensino Fundamental da rede estadual, municipal e privada podem se inscrever gratuitamente nos cursos. As matrículas já estão abertas e não há prova de Vestibulinho para essa modalidade.
Para participar, o aluno deve demonstrar interesse durante a matrícula na Secretaria de Educação, que pode ser feita na própria escola, no aplicativo Minha Escola SP ou no site da Secretaria Escolar Digital.
O período de interesse foi dividido em duas etapas: os alunos que hoje já estão na rede estadual e municipal devem se inscrever até o próximo dia 16. Já para os estudantes que, atualmente, estudam na rede privada, o período de inscrição será até 30 de outubro. A preferência pelas vagas será dada aos estudantes que residam mais próximo das unidades escolares que receberão o Novotec Integrado. As regiões contempladas e outras informações sobre os cursos oferecidos estão disponíveis no site www.novotec.sp.gov.br.
Confira a coletiva na íntegra: