Especialização Técnica em Oncologia é novidade no CPS, em 2024

Oferecido na Etec Elias Nechar, em Catanduva, o curso é destinado a quem concluiu o Técnico em Enfermagem ou equivalente. Inscrições para Vestibulinho até 8/11

10 de outubro de 2023 2:49 pm Institucional

Mercado inclui hospitais, clínicas oncológicas, centros de recuperação e atendimento domiciliar | Foto: Divulgação

A Especialização Técnica em Oncologia faz parte das novidades do Centro Paula Souza (CPS) para as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs)para 2024. Com carga horária de 463 horas, será oferecida pela Etec Elias Nechar, em Catanduva, região de São José do Rio Preto. O curso faz parte do Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde, e tem mercado de trabalho em hospitais, clínicas oncológicas, centros de recuperação e reabilitação para pacientes oncológicos e atendimento domiciliar (home care). Serão oferecidas 40 vagas, com aulas no período da manhã.

“A pedido da unidade escolar, o curso será iniciado em Catanduva, cidade que sedia o Hospital Emílio Carlos (HEC), um polo no atendimento oncológico, com serviços de radioterapia, quimioterapia e cuidados paliativos, que atende 19 cidades da região. Mas a demanda por este profissional não é apenas regional, há uma exigência do mercado por trabalhadores com maior conhecimento técnico-científico para assistência ao paciente com câncer”, explica a Coordenadora de Projetos de Ambiente e Saúde do Grupo de Formulação e de Análises Curriculares (Gfac) do CPS, Marisa Ramos Rodrigues da Silva.

O Especialista Técnico em Oncologia é o profissional que atua na promoção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo com câncer. Ainda tem as seguintes atribuições:

  • Auxiliar diretamente o enfermeiro durante a assistência de enfermagem aos pacientes oncológicos;
  • Cumprir as legislações vigentes em Oncologia, assim como o Programa Nacional de Segurança ao paciente;
  • Prestar cuidados nos procedimentos invasivos, com sondas, drenos e cateteres, realização de curativos, administração de medicamentos conforme prescrição médica, entre outros;
  • Preparar o paciente para coleta de exames laboratoriais, verificar sinais vitais e aplicar escala unidimensional da dor, visando acompanhar a evolução do quadro clínico do paciente;
  • Prestar assistência em emergências oncológicas e sob cuidados paliativos, cumprindo as prescrições de acordo com os procedimentos administrativos e assistenciais da profissão.

“O Grupo de Formulação e Análise Curricular do Centro Paula Souza direcionou uma pesquisa aos estudantes do curso Técnico em Enfermagem, que retornou com 1.090 respondentes. Destes 86,7% mostraram interesse na especialização, 77,1% acreditam que a especialização aumentaria a oportunidade empregatícia, 74,2% responderam que aumentaria a apropriação de conhecimentos, 72,4% que haveria maior reconhecimento profissional”, completa.

Vestibulinho

O requisito de acesso à especialização técnica é ter concluído o curso de Técnico em Enfermagem ou curso equivalente (de acordo com a Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação – MEC).

A forma de ingresso é o Vestibulinho, que tem inscrições abertas até às 15 horas do dia 8 de novembro.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br.

Compartilhe


Veja também