Etec de Americana recebe o Prêmio Jovem Cientista

Em reconhecimento ao maior número de trabalhos de uma única unidade de ensino, Etec vai receber o Prêmio Mérito Educacional; foram 140 projetos de estudantes dos Ensinos Médio e Integrado

28 de novembro de 2018 3:42 pm Etec

Um dos projetos apresentados na competição propôs reaproveitamento de solados de tênis para confecção de tatames| Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente de Americana é uma das instituições reconhecidas pelo Prêmio Jovem Cientista,  uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por apresentar o maior número de trabalhos na competição, a unidade do Centro Paula Souza (CPS) vai receber o Prêmio Mérito Educacional, no valor de R$ 40 mil, previsto para ser entregue em dezembro pelo presidente da República, Michel Temer, em Brasília.

A 29ª edição da premiação teve como tema Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social e reuniu milhares de projetos de instituições de todo o País. A Etec Polivalente de Americana inscreveu mais de 140 projetos, todos de alunos dos Ensino Médio e  Integrado .

Os projetos da Etec tiveram orientação dos professores Ester de Souza Menezes, Bruno Latarola e Nilvo Colucci. “A premiação resulta do incentivo que fazemos para que os alunos criem projetos e participem de feiras. Procuramos mostrar a eles  a importância dessa projeção profissional”, explica a diretora Mary Damiani. “Envolver o professor também é fundamental e tratamos isso com seriedade.” Etec vai investir o valor da premiação na melhoria da rede de internet da unidade

Um dos projetos inscritos foi desenvolvido pelo aluno Matheus Alves, do terceiro ano do Ensino Médio que sugeriu uma forma de restaurar carteiras escolares quebradas a partir de plástico reciclado de embalagens de produtos de limpeza. Outra ideia foi reutilizar garrafas pet na fabricação de cordas de alta resistência, executada por Murilo Pereira, do segundo ano do curso técnico de Mecânica integrado ao Médio.