Equipe da Etec São Mateus vence Campeonato Nacional Arena Cheer

Com time misto, estudantes conquistaram primeiro lugar em uma das categorias; unidade é a primeira do CPS a participar de uma disputa oficial desse esporte

30 de setembro de 2022 9:05 am Etec, Institucional

Modalidade que despertou grande interesse nos alunos é praticada na Escola Técnica desde 2017

Muito mais que dancinhas e pompons! O esporte antes conhecido apenas pelas apresentações nos jogos de futebol americano agora vem ganhando espaço como uma modalidade esportiva. Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) São Mateus, localizada na Zona Leste da Capital, conquistaram o primeiro lugar no Campeonato Nacional Arena Cheer de Cheerleading, modalidade que trabalha o lado artístico e esportivo de um atleta. O evento, que contou com as categorias escolar, universitária e clubes all star, foi realizado em Itapecerica da Serra, com o apoio da prefeitura.

O professor de Educação Física, André Soares, introduziu o esporte na escola em 2017, durante uma aula de ginástica acrobática que incentivou os estudantes a criarem uma apresentação. A experiência atraiu a atenção dos estudantes para as aulas de educação física. “Foi um sucesso e, a partir daí, alunos e alunas que não participavam das aulas começaram a se interessar”, conta. “Logo todo mundo estava respirando essa modalidade. Então, comecei a pesquisar e a buscar referências.”

A Etec São Mateus foi a primeira unidade do Centro Paula Souza a participar de um campeonato oficial de cheerleading. Os alunos da unidade competiram com mais de dez equipes de outras escolas e conquistaram o primeiro lugar na categoria escolar COED (misto) nível 1.

Além do desafio de preparar uma rotina, nome dado à apresentação feita nas competições, que exige elementos acrobáticos, saltos e dança, a equipe passou pelo obstáculo financeiro: o cheerleading é um esporte caro. Para conseguir custear as despesas de uniforme, inscrição e transporte, o time contou com o apoio e contribuições de toda a comunidade escolar.

Ao contrário da visão estereotipada que se vê nos filmes americanos, o cheerleading no cenário brasileiro é um esporte inclusivo. “É a única modalidade da escola que não tem seletiva e qualquer um pode fazer parte”, explica o professor de educação física. “Desde 2017 criamos uma rede de apoio, uma família, onde todo mundo ajuda todo mundo para viabilizar a participação nas competições.

Publicação realizada de forma retroativa em respeito à legislação eleitoral.
Conteúdo elaborado entre 2 de julho de 2022 e o término da eleição estadual de São Paulo.