Encontro discute desafios das mulheres no mundo do trabalho

Evento comemorativo Mulheres na Tecnologia e na Ciência: Experiência e Desafios levou à Administração Central do CPS o debate sobre o espaço feminino em diversas áreas

26 de março de 2024 6:53 pm Eventos, Institucional

Paula Hypólito, Cícera Xavier, Esmeralda Oliveira (mediadora), Ana Cláudia Tiessi e Ariane Serafim | Foto: Roberto Sungi

Com a finalidade de promover o debate em torno da presença feminina nos campos da tecnologia e da produção científica, a Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) sediou nesta terça-feira (26), o Evento Comemorativo ao Dia da Mulher – Mulheres na Tecnologia e na Ciência: Experiência e Desafios.

Depois de uma apresentação cultural, que contou com as vozes do coral Copas, sob a regência do maestro Gabriel Goldman, grupos de street dance de duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) animaram a plateia: alunos da Etec São Mateus e da Etec de Esportes, ambas localizadas na Capital.

Mesa redonda

Para discutir os avanços da presença feminina e os entraves ainda encontrados pelas mulheres no ambiente profissional foram convidadas quatro representantes do CPS em diferentes áreas. Ana Claudia Tiessi discorreu sobre Os Desafios Tecnológicos e a Mulher (Tecnologia), enquanto Cícera Xavier falou sobre O papel da mulher na ciência, tecnologia e na matemática (Ciências Exatas). Coube a Paula Hypólito informar os presentes sobre A mulher como pesquisadora (Pesquisa) e a Ariane Serafim expor a Liderança Feminina (Liderança).

A diretora-superintendente do CPS, Laurá Laganá, abriu o evento, ao lado do coordenador de Ensino Superior de Graduação (Cesu), Rafael Ferreira Alves; do coordenador da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Almério Melquíades de Araújo; da diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Cetec, Lucília Guerra; e do diretor do Departamento Acadêmico Pedagógico da Cesu, André Luiz Braun Galvão.

Exemplo de inclusão

Laura Laganá enalteceu a presença feminina na educação e no ambiente corporativo. “A diversidade traz a variedade de assuntos e experiências de vida. Isso estimula a criatividade”, afirmou.

O coordenador da Cesu, Rafael Ferreira Alves, destacou que “mulheres são lideranças fantásticas, tanto de pessoas quanto de projetos”.

Almério Melquíades lembrou que o CPS tem sido “um exemplo de inclusão”, lembrando que a educação já dividiu mulheres e homens em campos distintos. E alertou: “Mesmo com todos os avanços, ainda há muito o que melhorar”, afirmou.

“Minha equipe é formada majoritariamente por mulheres, com quem aprendo muito. Por isso gostaria de registrar a minha referência e o meu agradecimento a elas. Este evento faz a justa homenagem a quem merece tanto”, comentou André Luiz Braun Galvão.

Depois da explanação das quatro docentes, em cerca de três horas, os participantes saíram enriquecidos com um vasto painel de informações que mostram a evolução das mulheres e as suas dificuldades, de um machismo ainda vigente aos preconceitos de cor e de gênero. Se o avanço, às vezes, parece lento, também é irrevogável. Almério Melquíades relembrou o escritor Guimarães Rosa ao fim de sua fala: “O que a vida quer da gente é coragem”.