Com o objetivo de difundir informações relativas ao crescimento do ensino profissionalizante e tecnológico, o Centro Paula Souza, juntamente com sindicatos e entidades ligadas à profissionalização, realizou nesta terça-feira, 27, o debate “A expansão da […]
Crédito: wavebreakmedia_micro – Freepik
Com o objetivo de difundir informações relativas ao crescimento do ensino profissionalizante e tecnológico, o Centro Paula Souza, juntamente com sindicatos e entidades ligadas à profissionalização, realizou nesta terça-feira, 27, o debate “A expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Participaram do evento gestores, professores e trabalhadores do setor, assim como representantes de governos, conselhos, entidades de classe e empregadores.
Na primeira parte do evento, Luiz Augusto Caldas e Paulo Roberto Wollinger, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), expuseram e debateram temas como o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e a 1ª Conferência Nacional de EPT.
Em seguida, representantes de entidades que promovem a EPT apresentaram as metas de expansão de cada instituição: Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza; Garabed Kenchian, diretor do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (Cefet-SP); José Carlos Mendes Manzano, auditor educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP); Raquel Amrain Linhares, do núcleo de educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-SP); e Fernando Leme do Prado, presidente da Associação Nacional de Educação Tecnológica.
“Eventos como esse são fundamentais para organizarmos essa expansão, para não duplicarmos ações. Um contato importante para diversificarmos a oferta de cursos”, avaliou Laura Laganá. Para Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Técnico do Paula Souza, que presidiu a comissão organizadora do evento, o balanço foi positivo. “No dia-a-dia, as instituições são tomadas pela rotina pedagógica e administrativa e deixam de compartilhar seus sucessos, seus planos. Esta é uma oportunidade para nos conhecermos melhor e nos ajudarmos”, concluiu.