Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado

Disciplinas básicas, como química, física e cálculo, e disciplinas específicas, como eletricidade, mecânica, eficiência energética de sistemas hidráulicos e pneumáticos. O aluno vai estudar a estrutura e o funcionamento de máquinas de fluxo (bombas e compressores), de ventilação, de refrigeração e ar-condicionado. Aprende ainda sobre a manutenção das máquinas, tanto industriais quanto residenciais, além de como projetar e planejar a implantação de equipamentos e sistema térmicos para pequenas, médias e grandes empresas. Administração, gestão e empreendedorismo também fazem parte do currículo.

Duração/Semestre

Eixo tecnológico

Produção Industrial

Área de
Atuação

Planeja, supervisiona e executa projetos de refrigeração, ventilação, aquecimento e ar-condicionado nos setores industrial, comercial e residencial, de acordo com as normas ambientais, de saúde e de segurança. O tecnólogo define o tipo e a quantidade de equipamentos, a posição de cada aparelho e como deve ser feita a instalação, tendo em vista a economia de energia elétrica e as práticas de sustentabilidade. O profissional cuida também da manutenção dos equipamentos e sistemas tanto planejando o cronograma de atividades quanto coordenando a equipe de trabalho. Pode atuar ainda com treinamento de funcionários de grandes empresas a fim de capacitá-los para instalações e reparos. O curso passou a ser oferecido em 2014 para atender a uma demanda de mercado por profissionais especializados.

Trabalhar

Empresas de projetos e fabricação de equipamentos de aquecimento, ventilação, refrigeração e ar-condicionado; indústrias alimentícias, automobilísticas e aeronáuticas; shoppings e hospitais. Empresas prestadoras de serviço de instalação e manutenção de equipamentos. Além disso, o tecnólogo pode atuar como um empreendedor na área de projetos, instalação e manutenção ou consultoria para a otimização e eficiência energética de sistemas térmicos.

Estudar

Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Fatec Itaquera – Prof. Miguel Reale