Foto: Gettyimages
A operação e a correta utilização dos equipamentos radiológicos para diagnóstico e tratamento de doenças, como aparelhos de mamografia, densitometria óssea, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ressonância magnética, medicina nuclear e radioterapia. O aluno estuda ainda como orientar o paciente para a realização dos exames. Física e anatomia humana são fundamentais para a compreensão do curso. O estudante também aprende radiologia odontológica e veterinária, além da radiologia industrial, que permite detectar defeitos em peças, por exemplo.
6 semestres
Realiza exames de radiologia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e outros. Pode auxiliar no preparo de pacientes e colaborar com o médico radiologista, dentista ou veterinário na análise de imagens. Também pode integrar equipes de saúde, propor trocas e melhorias em equipamentos e acessórios de diagnóstico por imagem e colaborar com o controle de qualidade de peças, equipamentos, materiais e imagens. Está apto a atuar como gestor em clínicas, hospitais e serviços de saúde. Nas indústrias, é responsável por utilizar aparelhos para diagnosticar problemas não aparentes em máquinas e peças. Em fabricantes e distribuidores, o tecnólogo pode trabalhar com treinamento aos profissionais que vão manusear os equipamentos que forem comprados. Radiologia não possui semelhança com cursos técnicos ou graduação em Enfermagem. O tecnólogo em Radiologia auxilia na realização do diagnóstico por imagem e tratamento de doenças. O profissional de Enfermagem é responsável pela assistência ao paciente.
Hospitais, clínicas de diagnóstico por imagem, odontológicas e veterinárias. O tecnólogo também pode atuar em indústrias de diversos segmentos e nas empresas fabricantes ou distribuidoras de equipamentos de radiologia. Pode ainda montar negócio próprio, como consultoria ou clínica.