Foto: RAEng – Pixabay
O desenvolvimento de projeto de um determinado produto, desde o arranjo físico até a seleção de peças para a sua confecção, passando pela engenharia experimental (construção de protótipo físico ou virtual). Para isso, utiliza os conceitos de cálculo, física, eletricidade e materiais de construção mecânica que são abordados nas disciplinas básicas para a compreensão do curso. Nas disciplinas profissionalizantes destacam-se, entre outras, desenho técnico, construção e projeto de máquinas, automação, sistemas hidráulicos e pneumáticos, além de planejamento e controle de processos.
6 semestres
Desenvolve equipamentos para a indústria mecânica, especialmente máquinas de transporte, como esteiras, elevadores e pontes rolantes para movimentação de cargas. Elabora o projeto mecânico, desde a concepção até a especificação final, inclusive, de fornecedores. Pode atuar também na produção, acompanhando o planejamento e o processo de fabricação, bem como na assistência técnica e nas vendas.
Indústrias do setor metalomecânico que estão ligadas aos setores automotivo, siderúrgico e de fabricação. Também pode se dedicar à pesquisa ou abrir sua própria empresa, como uma consultoria, por exemplo.