Projetos de Estruturas Aeronáuticas

Como elaborar projetos de peças e de estruturas para aviões (asas, fuselagem, tanque de combustível, superfícies de comando, leme de direção etc.) com materiais leves (ligas de alumínio ou materiais compostos, que podem conter fibras de carbono e resinas, por exemplo). O aluno vai aprender desenho técnico desenho assistido por computador com software específico do setor aeronáutico; características dos materiais leves de construção mecânica e processos de fabricação de estruturas aeronáuticas, entre outras disciplinas. As bases para o curso são física, química e cálculos. Essas matérias são ferramentas importantes, por exemplo, para cálculo dos esforços a serem suportados pelas aeronaves. Direito aeronáutico e inglês também fazem parte da grade. O curso foi desenhado em parceria com a Divisão de Mecânica Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Duração/Semestre

6 semestres

Área de
Atuação

Desenvolve projetos de componentes estruturais de uma aeronave, segundo as normas técnicas e de segurança. Projeta peças e estruturas, como as utilizadas nas asas, na empenagem (porção traseira do avião), na fuselagem e em outras partes da aeronave. Supervisiona a execução de projetos de fabricação de estruturas e peças. Pode atuar também na produção – industrial ou manual – de peças estruturais em compósitos (materiais compostos por dois ou mais componentes) e no gerenciamento de equipes na fábrica. O uso crescente de materiais leves na fabricação de estruturas aeronáuticas para diminuir o peso das aeronaves – o que melhora performances –, amplia o campo de trabalho para esse tecnólogo.

Onde
Trabalhar

Indústria aeronáutica, como montadoras de aviões e fabricantes de peças e estruturas aeronáuticas, e órgãos públicos, como a Agência Nacional de Aviação Civil. O tecnólogo pode ainda abrir seu próprio negócio, por exemplo, uma empresa fornecedora de peças para as montadoras. Essa graduação tecnológica forma projetistas para trabalhar na Embraer por meio do Programa Projetista Embraer (PPE), uma parceria entre a empresa e a Fatec São José dos Campos.

Onde
Estudar

São José dos Campos  -  São José dos Campos Fatec São José dos Campos – Prof. Jessen Vidal