Produção Têxtil


Descrição

produção de fios, fibras têxteis e diferentes tipos de tecidos, desde o tratamento da matéria-prima até os fluxos de processos de fabricação, assim como as instalações industriais e tecnologias das tecelagens, malharias, confecções de vestuário e lavanderias estão entre os assuntos abordados no curso. As bases são as disciplinas de química, física e matemática. Gestão ambiental, história da moda, fundamentos de marketing, contabilidade, inglês e espanhol completam o currículo. O curso de Produção Têxtil é focado no processo de produção, enquanto a graduação tecnológica de Têxtil e Moda alia os conhecimentos sobre fabricação ao design e às tendências de moda.

Atuação

Atua em qualquer etapa do processo de produção de tecidos. Cuida da aquisição da matéria-prima. Define a quantidade e o tipo de matéria-prima, de máquina e equipamentos. Determina a mão de obra necessária para cada atividade produtiva, a sequência de produção, a quantidade a ser produzida e os prazos. Planeja a configuração do ambiente fabril. Coordena as rotinas de manutenção das máquinas e equipamentos. Está apto também a controlar a qualidade em todas as fases da produção e a desenvolver novos produtos. A cidade de Americana, onde o curso é oferecido, e os municípios Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Tietê, Piracicaba e Campinas formam a região com a maior concentração de indústrias do setor têxtil do Estado de São Paulo.

Onde Trabalhar

Indústrias têxtil, indústrias de química na área têxtil, confecções, fabricantes de máquinas e equipamentos têxteis e laboratórios de qualidade. Pode atuar também como representante comercial técnico ou ainda empreender, abrindo uma consultoria ou ateliê.

Onde estudar

Fatec Americana – Ministro Ralph Biasi