Filtro de Daltonismo

Foto: aleksandarlittlewolf – Freepik

Mecanização em Agricultura de Precisão

O funcionamento e a manutenção das máquinas agrícolas – tratores, distribuidores de fertilizantes e corretivos, semeadoras, pulverizadores e colhedoras. O aluno também aprende a utilizar softwares e tecnologias para gerar e interpretar dados provenientes das máquinas agrícolas, assim como para comandar a execução de tarefas específicas como a aplicação de fertilizantes e corretivos de acordo com as características de cada área mapeada. As disciplinas de mecanização e agricultura de precisão representam 60% da grade do curso. As matérias básicas e das áreas de gestão e agricultura completam o currículo, que inclui matemática, química, física e informática. O curso é pioneiro no Brasil.

Duração/Semestre

Área de
Atuação

O tecnólogo em Mecanização em Agricultura de Precisão faz a análise, seleção e manutenção de máquinas e equipamentos para obter alta produtividade e redução de custos na produção agrícola. Utiliza sistemas de imagens por satélite e de informações geográficas, monitorando os equipamentos a distância por sinais de GPS, mapeando os fatores que afetam a produção e determinando o manejo destas áreas, com objetivo de otimizar recursos. Também analisa os resultados e desenvolve soluções para problemas no processo produtivo. Coordena equipes de profissionais que operam tratores e máquinas agrícolas. Pode atuar nas áreas comercial (como vendedor técnico) e de assistência técnica em indústrias de máquinas agrícolas e de tecnologias de agricultura de precisão, inclusive oferecendo treinamento aos usuários dos equipamentos. Está apto ainda a atuar com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Trabalhar

Propriedades rurais, indústrias de máquinas agrícolas e empresas de assistência técnica especializadas. Pode ainda abrir seu próprio negócio.

Estudar

Marília  -  Pompeia Fatec Pompeia – Shunji Nishimura