Mecânica Automobilística


Descrição

O funcionamento de veículos (passeio, picapes, caminhões e ônibus), desde o motor até os sistemas eletroeletrônicos, e seu processo de fabricação, são o foco do curso. O aluno aprende, por exemplo, sobre a estrutura de um chassi, o sistema de transmissão manual e automático, a operação dos freios e o uso dos combustíveis e lubrificantes. Física e cálculo são bases para o aprendizado das principais disciplinas do curso. O setor automobilístico costuma estar na vanguarda da inovação tecnológica, por isso é importante estudar continuamente para se manter atualizado, mesmo depois de formado.

Atuação

Está apto a coordenar equipes de assistência técnica e supervisionar o trabalho de reparo em veículos. Pode colaborar com a criação de componentes e peças, além de desenvolver sistemas eletrônicos e mecânicos para os veículos. Também pode atuar como instrutor técnico, oferecendo treinamento sobre o funcionamento de dispositivos mecânicos.

Onde Trabalhar

Montadoras de veículos, empresas de autopeças, centros automotivos e oficinas mecânicas em geral. Além disso, o tecnólogo pode empreender, abrindo sua própria oficina, por exemplo.

Onde estudar

Fatec Santo André